Condições climáticas adversas alteram roteiro de cruzeiros rumo ao Prata

0
MSC Seaview

Ao menos dois navios de cruzeiro tiveram mudanças significativas em seus itinerários por conta das condições climáticas adversas na região do Rio da Prata. 

Desde o último final de semana, a área sente os efeitos de uma frente fria, que causou ventos fortes e ondas acima da média na região costeira do Sul do Brasil e do Uruguai.  

De acordo com a MetSul Meteorologia, o fenômeno está associado a um ciclone extratropical que atua nas imediações das Ilhas Maldivas. 

Ainda segundo o site, a formação levou a Marinha do Brasil a emitir avisos de ventos muito fortes e mar muito grosso, com ondas de até seis metros em alto-mar, para a costa Sul do Brasil.

MSC Armonia

Um dos navios afetados pelas condições adversas foi o MSC Armonia, da MSC Cruzeiros. 

Em comunicado enviado aos hóspedes a bordo, o comandante Pietro Scarpato informou o cancelamento de uma escala em Punta del Este, no Uruguai, por conta do mal tempo. 

“Lamento informar que precisamos cancelar a escala em Punta del Este por motivos de segurança, devido à previsão de ondas altas que não nos permitirão prosseguir com o serviço de lanchas em segurança”, disse Scarpato. 

A parada era parte de um cruzeiro de sete noites para o Uruguai e a Argentina que partiu de Santos no último dia 3 e estava prevista para este terça-feira, 5 de março. 

Com o cancelamento, o MSC Armonia seguiu diretamente para Montevideo, passando a noite atracado no porto da cidade.

MSC Armonia partiu de Santos no último dia 3

“No interesse de sua segurança e conforto, que é nossa prioridade número um, anteciparemos nossa chegada em Montevideo, lhe oferecendo uma pernoite na capital do Uruguai”, explicou. 

O navio só deve deixar a cidade por volta das 20h desta quarta-feira (6/3), seguindo seu roteiro posterior sem alterações. 

As excursões que haviam sido reservadas a bordo para Punta del Este foram automaticamente reembolsadas, informou o comandante. 

“Observe que essa situação se deve a fatores que estão fora do nosso controle. Sua segurança, conforto e bem-estar são e continuarão sendo nossa prioridade máxima”, concluiu Scarpato. 

MSC Seaview 

Outro navio afetado pelas condições climáticas da região foi o MSC Seaview. Também operado pela MSC Cruzeiros, o navio oferece um cruzeiro para o Prata com partida do Rio de Janeiro. 

Por conta do tempo ruim na região, a embarcação acabou cancelando escala Punta del Este, no Uruguai.

A parada – que também estava prevista para o dia 5 de março – foi substituída por uma escala em Ilha Grande, onde o navio deve chegar no próximo dia 8. O retorno ao Rio de Janeiro no dia 9 foi mantido em alterações. 

Outros navios na área, como o Costa Favolosa, o Sapphire Princess, e o Norwegian Sun, registraram movimento maior que a média devido às condições marítimas, mas não precisaram alterar seus itinerários. 

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar