Escalado para a próxima temporada brasileira, o Costa Pacifica acabou de completar 15 anos em operação.
Construído pelo estaleiro Fincantieri em Sestri Ponente, na Itália, o navio foi entregue para a Costa Cruzeiros no dia 29 de maio de 2009.
Com projeto baseado na Classe Destiny da Carnival Cruise Line, o Costa Pacifica entrou em operação como o terceiro em uma série de navios que também incluiu o Costa Concordia e o Costa Serena.
Assim como os navios da Costa construídos entre 1999 e 2014, o Pacifica tinha, originalmente, interiores temáticos. Assinadas pelo arquiteto de hospitalidade Joseph Farcus, as áreas públicas foram concebidas sob o tema da música.
O átrio, por exemplo, foi decorado com notas musicais e instrumentos, além de símbolos relacionados.
O navio chegou a ter, inclusive, uma trilha sonora própria, com composições e arranjos feitos especialmente para execução a bordo.
Quando entrou em operação, o Costa Pacifica ainda contava com um estúdio de gravação.
Segundo a Costa, o espaço foi o primeiro em alto-mar e, na época, permitia aos hóspedes gravar seus próprios CDs, com a ajuda de equipamentos de ponta e técnicos qualificados.
Batismo Duplo
Pouco após entrar em operação, o Costa Pacifica protagonizou uma cerimônia de batismo dupla.
De acordo com as informações da Costa na época, o evento – que contou também com o batismo do Costa Luminosa – quebrou recordes e foi registrado no Guinness World Records.
A celebração aconteceu em Gênova, histórico ponto de origem da companhia na Itália, e envolveu toda a cidade. A cantora israelense Noa foi escolhida como madrinha do Costa Pacifica para a cerimônia, que aconteceu em 5 de junho de 2009.
Histórico Operacional
Em sua temporada inaugural, o Costa Pacifica realizou cruzeiros semanais pelo Mediterrâneo Ocidental. Visitando Itália, Espanha, França e Tunísia, o itinerário regular do navio incluía paradas em Civitavecchia (para Roma), Savona, Barcelona, Marselha e Tunis.
Após seguir em águas europeias também nas temporadas 2009/2010 e 2010/2011, o Pacifica fez sua estreia na América do Sul na temporada 2011/2012.
Então maior navio a navegar no Brasil, a embarcação realizou mini-cruzeiros e viagens semanais para o Nordeste partindo de Santos e Rio de Janeiro.
Desde então, realizou outras quatro temporadas sul-americanas, realizando também embarques em Buenos Aires, na Argentina, e Montevideo, no Uruguai.
Em sua sexta temporada na região, retorna a Santos no dia 22 de novembro para cruzeiros de 3 a 7 noites que também incluem embarque no Rio de Janeiro e visitam destinos no Sul e Sudeste do Brasil.
Temporada 2024/2025: Costa Pacifica oferecerá novos itinerários para o Sul e Sudeste
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella