Em homenagem a músico cearense, Terminal de Cruzeiros de Fortaleza ganha novo nome

0
Terminal de cruzeiros de Fortaleza
Termina de Cruzeiros do Porto de Fortaleza foi construído para a Copa do Mundo de Futebol de 2014

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Fortaleza ganhou um novo nome: Antônio Carlos Belchior. De acordo com a Companhia Docas do Ceará, a mudança de nomenclatura aconteceu no começo deste mês e foi determinada por Lei Federal. 

Sancionado pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva e pela Ministra da Cultura Margareth Menezes, o projeto de lei foi uma iniciativa do Deputado Federal Leônidas Cristino e do Senador Cid Gomes. 

“Seu estilo eclético estabelece um diálogo entre a música tradicional nordestina, a MPB, o rock e o folk, do qual resulta uma sonoridade que ressoa com a diversidade e riqueza cultural do Brasil”, disse Gomes sobre o cantor que agora dá nome ao terminal. 

O projeto de Lei 771/2022, que originou a mudança, tramitou na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Homenagem à músico 

Segundo a Companhia Docas do Ceará, a mudança do nome do terminal em Fortaleza celebra a memória de Belchior, músico cearense que faleceu em 2017. 

Nascido em Sobral, em 1946, o cantor e compositor fez história na Música Popular Brasileira, disse a autoridade portuária, assinando inúmeros sucessos.

Com mais de 40 anos de carreira, Belchior teve canções interpretadas pelos principais músicos do país. 

“Como nossos pais”, por exemplo, chegou a ser considerada uma das 100 maiores músicas brasileiras, segundo a revista Rolling Stone Brasil.

Belchior faleceu em 2017, em Santa Cruz do Sul, município gaúcho situado a 155 quilômetros de Porto Alegre, vítima das complicações de um aneurisma da aorta. Aos 70 anos, deixou quatro filhos.

Terminal de Cruzeiros de Fortaleza

Construído para a Copa do Mundo de 2014, o Terminal de Cruzeiros de Fortaleza foi concedido à iniciativa privada em 2023

Agora administrado pela Termap Fortaleza, o espaço foi arrematado por uma oferta de apenas R$ 100 mil. 

A Termap é parte da ABA Infraestrutura, mesma empresa que também tem participações nos terminais de cruzeiros de Santos, Rio de Janeiro e Salvador. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Companhia Docas do Ceará) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar