
De acordo com boletim da Anvisa, o MSC Grandiosa registrou alta nos casos de Doença Diarreica Aguda (DDA) no último dia 17. Ainda segundo a agência sanitária, cerca de 2% dos passageiros – o equivalente a 127 pessoas – foram diagnosticados com a condição.
A situação está sendo monitorada pela equipe de bordo e pela MSC Cruzeiros, além da própria Anvisa. Testes realizados pela tripulação do MSC Grandiosa em amostras clínicas dos passageiros identificaram Norovírus.
O agente infeccioso, que foi também identificado recentemente na Baixada Santista, é transmitido pessoa a pessoa e por contato com superfícies contaminadas, afirmou a Anvisa.
A equipe da agência em Santos, juntamente com agentes da Secretaria de Saúde do município, realizou, no dia 18 de janeiro, uma investigação complementar a bordo e coletou amostras adicionais para confirmar o agente infeccioso. Também foram coletadas no interior da embarcação amostras de água e alimentos.
Além disso, foram verificadas as medidas de controle para o agente infeccioso, como isolamento dos passageiros com sintomas, orientação a bordo para higienização frequente das mãos e para a desinfecção de superfícies.
Segundo orientações do Ministério da Saúde compartilhadas pela Anvisa com empresas do setor de navegação, para casos como estes o principal tratamento é a hidratação. A hospitalização, em geral, é rara. Podem ocorrer evacuações frequentes e líquidas, vômitos, pele e boca secas e dificuldade em urinar.
A agência ainda afirmou que, com base em seu Guia Sanitário para Navios de Cruzeiros, o número de casos a bordo do MSC Grandiosa configura um surto.
MSC monitora situação
Em nota compartilhada com o Portal World Cruises, a MSC Cruzeiros afirmou que está tomando medidas para manter um ambiente saudável a bordo, enquanto monitora de perto os casos registrados.
“Após um aumento no número de casos de doenças gastrointestinais na região da Baixada Santista, adotamos todas as precauções necessárias para manter um ambiente saudável a bordo”, disse a companhia.
“Estamos monitorando de perto os relatos de casos entre os hóspedes e intensificamos os procedimentos de limpeza e sanitização em todo o navio”, continuou a MSC.
A companhia ainda disse que os hóspedes a bordo do MSC Grandiosa foram orientados a lavar as mãos com frequência e entrar em contato com o centro médico de bordo no caso de apresentarem quaisquer sintomas gastrointestinais.
97.5% de conformidade
De acordo com a Anvisa, o MSC Grandiosa recebeu uma avaliação positiva de seus técnicos na última inspeção de rotina realizada a bordo.
Disponível no site da agência, os resultados da inspeção apontaram que o navio da MSC Cruzeiros apresentou um índice de conformidade de 97.5%. Ou seja, quase a totalidade das exigências da Anvisa foram atendidas a bordo.
Com pontuação de risco em 125, o MSC Grandiosa foi ainda considerado um navio que reúne condições sanitárias satisfatórias. Segundo a agência, o índice de risco pode variar entre zero a 5000. Quanto mais próximo do zero, mais seguro o navio é considerado.
Realizadas regularmente, as inspeções da Anvisa verificam todos os controles da embarcação referentes à segurança sanitária da água e dos alimentos ofertados a bordo.
Outras áreas e serviços também inspecionados nos navios são águas recreacionais, como piscinas e hidromassagens, além de limpeza de cabines e ambientes, instalações médicas, gerenciamento de resíduos sólidos, sistema de tratamento de esgoto, climatização e controle de vetores.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Anvisa e MSC) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella