
O MSC Grandiosa se despediu do Brasil em definitivo no último dia 11, com escala no porto de Maceió. Realizando um cruzeiro de travessia rumo a Europa, a embarcação da MSC Cruzeiros encerrou sua temporada nacional no começo deste mês, em Santos.
Após deixar o porto paulista, o Grandiosa seguiu para Rio de Janeiro, Búzios e Salvador antes de fazer sua última parada em águas brasileiras na capital alagoana.

De Maceió, o navio cruza o Oceano Atlântico em seu caminho rumo ao território espanhol das Ilhas Canárias, onde chega já no próximo dia 19. Antes de seguir para o Mediterrâneo, o Grandiosa passa por dois portos no arquipélago: Arrecife de Lanzarote e Las Palmas de Gran Canaria.
A embarcação então visita destinos em Marrocos, Espanha, França e Itália antes de chegar a Gênova, principal porto base da MSC Cruzeiros no Mediterrâneo e destino final da viagem de 21 noites.
Despedida
Após realizar duas temporadas consecutivas no Brasil, o MSC Grandiosa não tem previsão de retorno à América do Sul. Em vez disso, irá alternar temporadas no Caribe e na Europa nos próximos anos.
Enquanto nos próximos meses realiza itinerários pelo Mediterrâneo Ocidental, no final do ano estreia nos Estados Unidos para cruzeiros partindo de Port Canaveral.

O porto próximo à Orlando, na Flórida, servirá como base para uma série de itinerários para destinos no Caribe e Bahamas, incluindo Cozumel no México, Montego Bay na Jamaica e Puerto Plata na República Dominicana. A maior parte dos itinerários também inclui paradas em Ocean Cay, a ilha privativa da MSC Cruzeiros nas Bahamas.
Após retornar para a Europa em 2026, o navio – que tem capacidade para cerca de 4,900 passageiros em ocupação dupla – já tem confirmada uma nova temporada no Caribe em 2026/2027.
Em sua segunda temporada no Brasil, o MSC Grandiosa chegou a Santos no começo de dezembro de 2024, iniciando uma série de viagens regulares para o Sudeste e Nordeste. Os cruzeiros incluíram paradas em Búzios, Maceió e Salvador.
MSC Grandiosa passa a realizar cruzeiros a partir dos Estados Unidos em 2025
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Governo do Estado do Alagoas (primeira) e Daniel Capella (demais)