
Sem previsão de retorno ao país, o MSC Grandiosa embarcou em um último cruzeiro pelo litoral brasileiro neste sábado (29/3). Em sua despedida, o navio da MSC Cruzeiros realiza um cruzeiro de sete noites entre o Sudeste e o Nordeste.
Após partir de Santos, a viagem fará escalas em Salvador, Maceió e Búzios antes de retornar o porto paulista no próximo final de semana – quando a embarcação inicia cruzeiro de travessia rumo a Itália.
Maior navio a viajar em águas brasileiras em toda a história, o MSC Grandiosa realizou sua segunda temporada brasileira em 2024/2025.
No país desde dezembro, o navio vem realizando cruzeiros semanais pelas regiões Nordeste e Sudeste. Além de Santos, os itinerários também incluem embarques em Salvador e Maceió.

Comissionado em 2019, o MSC Grandiosa estreou no Brasil na temporada 2023/2024, realizando cruzeiros ao Nordeste entre os meses de novembro e março.
Com capacidade para mais de oito mil pessoas, entre tripulantes e passageiros, além de pouco mais de 180 mil toneladas, o navio substituiu o MSC Seashore como maior navio a já navegar pelo país.
Em sua travessia rumo a Europa, o MSC Grandiosa parte de Santos no dia 5 de abril, seguindo para Gênova, na Itália. O itinerário conta com visitas a outros destinos no Brasil, além de Espanha, Marrocos e França.
Futuro nos EUA
Sem retorno ao Brasil confirmado, o MSC Grandiosa deve agora servir o mercado norte-americano, com roteiros ao Caribe e Bahamas partindo de Cape Canaveral, cidade próxima a Orlando, na Flórida, a partir de dezembro.
Após oferecer cruzeiros de verão no Mediterrâneo neste ano, o navio estreia em seu novo porto base na temporada 2025/2026. Um retorno à Port Canaveral já está confirmado para a temporada 2026/2027.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella