Ranking: conheça os maiores navios de cruzeiro a navegar no Brasil

0
maiores navios de cruzeiro no Brasil
MSC Seaview está entre os maiores navios que já operaram no mercado brasileiro

Com o MSC Grandiosa prestes a se tornar o maio navio de cruzeiros a operar regularmente no Brasil, separamos a lista das maiores embarcações que já navegaram em águas nacionais. 

O ranking leva em consideração a tonelagem bruta dos navios, termo técnico que se refere ao volume interno de uma embarcação e representa, assim, seu tamanho. 

1. MSC Grandiosa 

maiores navios de cruzeiro no Brasil
MSC Grandiosa

Capacidade máxima: 6.334 passageiros 
Comprimento e largura: 331 e 43 metros
Tonelagem: 180 mil 

O MSC Grandiosa se tornará o maior navio de cruzeiro a navegar em águas brasileiras no final deste ano.

Substituindo o MSC Seashore como líder do ranking, o navio da MSC Cruzeiros tem capacidade para cerca de 6,3 mil passageiros em ocupação máxima, além de pouco mais de 180 mil toneladas. 

Em sua primeira temporada brasileira, parte de Santos, Salvador e Maceió para cruzeiros de sete noites pelo litoral nacional. As viagens acontecem entre novembro de 2023 e março de 2024. 

MSC Grandiosa


2. MSC Seashore

maiores navios de cruzeiro no Brasil
MSC Seashore no Porto de Santos

Capacidade máxima: 5.851 passageiros 
Comprimento e largura: 339 e 41 metros
Tonelagem: 170 mil 

Atual detentor do título de maior navio de cruzeiros a navegar no Brasil, o MSC Seashore cederá a distinção ao MSC Grandiosa no fim deste ano. 

Assim, a embarcação da MSC Cruzeiros – que tem capacidade para 5,8 mil passageiros e cerca de 170 mil toneladas – passará a ser o segunda na lista das maiores que já viajaram pela costa brasileira. 

Comissionado em 2021, o MSC Seashore realizou apenas uma temporada no Brasil até o momento, a 2022/2023. Na ocasião, ofereceu cruzeiros de semana entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Alagoas, partindo de Santos, Salvador e Maceió. 

MSC Seashore


3. MSC Seaview 

maiores navios de cruzeiro no Brasil
MSC Seaview

Capacidade máxima: 5.331 passageiros 
Comprimento e largura: 323 e 41 metros
Tonelagem: 154 mil 

Com capacidade para aproximadamente 5,3 mil passageiros, o MSC Seaview divide a terceira posição do ranking de maiores navios de cruzeiro no Brasil com seu gêmeo MSC Seaside. 

Idênticos, os navios da MSC Cruzeiros contam cerca de 155 mil toneladas cada e estiveram no país em diferentes ocasiões. 

Mais novo entre os gêmeos, o MSC Seaview estreou no país ainda em 2018, retornando para mais duas temporadas no país desde então. Em 2023/2024, volta ao Brasil novamente, dessa vez para realizar embarques no Rio de Janeiro. 

MSC Seaview


3. MSC Seaside

maiores navios de cruzeiro no Brasil
MSC Seaside

Capacidade máxima: 5.331 passageiros 
Comprimento e largura: 323 e 41 metros
Tonelagem: 154 mil 

Com apenas uma temporada no Brasil, o MSC Seaside divide a terceira posição de maiores navios de cruzeiro da história a navegar no país com seu gêmeo MSC Seaview.

Idênticos, os navios da MSC Cruzeiros contam com capacidade para pouco mais de 5,3 mil passageiros, além de 154 mil toneladas e 323 metros de comprimento. 

Comissionado em 2017, o MSC Seaside esteve no Brasil em 2021/2022. Na temporada, marcada pelas restrições da pandemia de COVID-19, o navio realizou embarques em Santos para mini-cruzeiros e itinerários de uma semana pelo litoral brasileiro.  

MSC Seaside


5. Mariner of the Seas

maiores navios de cruzeiro no Brasil
O Mariner of the Seas, da classe Voyager, da Royal Caribbean foi o grande destaque da temporada 2010/2011

Capacidade máxima: 4.001 passageiros 
Comprimento e largura: 311 e 49 metros
Tonelagem: 140 mil 

O quinto lugar do ranking ficou com o Mariner of the Seas, da Royal Caribbean International. Apesar de ser superado em capacidade de passageiros por outros navios de cruzeiro que já estiveram no país, como o Costa Firenze e o MSC Preziosa, a embarcação ganha em tamanho. 

Considerando suas 139.863 toneladas, o Mariner é ligeiramente maior que seus rivais da Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros – que contam, respectivamente, com 135.156 e 139.072 toneladas. 

Com apenas uma passagem pelo Brasil, o Mariner of the Seas realizou cruzeiros no Brasil durante a temporada 2010/2011. Na ocasião, partiu de Santos e Rio de Janeiro para cruzeiros de uma semana que também incluíram escala em Salvador. 

Vídeo: A última escala do Mariner of the Seas em Santos, 11 de março de 2011


Maiores navios de cruzeiro do mundo 

O Portal WorldCruises.com também publicou um ranking para os dez maiores navios de cruzeiro do mundo em 2024. Liderada pelo Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, a lista está disponível no link a seguir

Ranking: veja quais são os 10 maiores navios de cruzeiro do mundo em 2024

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui