Cozinha é uma das áreas de maior concentração de tripulantes a bordo. |
Evento é organizado pelo Centro educacional Paula Souza, instituição mantida pelo Governo de São Paulo, entre os dias 21 e 23 de outubro. Jovens poderão se cadastrar para participar dos processos de recrutamento para trabalho a bordo dos navios da Costa Crociere
A Costa Crociere é um campo promissor de trabalho para o jovem que busca se profissionalizar. No Brasil, a companhia apoia iniciativas de formação de novos talentos, incentivando a carreira a bordo de sua frota.
A Feira Tecnológica (FETEPS) do Centro Educacional Paula Souza é uma delas. Durante a oitava edição do evento, que acontece nos dias 21 e 23 de outubro na capital paulista, uma equipe da área de Talent Acquisition da Costa estará à disposição para informar sobre a vida e as atividades realizadas por um tripulante de navio. Também serão cadastrados jovens dispostos a participar dos processos de recrutamento da empresa.
“A Costa Crociere busca profissionais que entendam o valor do desenvolvimento pessoal e do aprimoramento de suas próprias competências em ambientes de trabalho diferentes. Para isso, os centros educacionais são fontes valiosas de captação”, explica Renê Hermann, diretor geral para a América do Sul da Costa Cruzeiros, mencionando que a armadora italiana é a única companhia marítima parceira da FETEPS.
Para os alunos e jovens formados pelo Curso Técnico de Cozinha do Centro Paulo Souza, especificamente, a Costa Crociere faz uma palestra sobre as oportunidades de trabalho no setor da cozinha de um navio no dia 13 de outubro, na cidade de Mairinque (SP).
Outro importante evento será realizado no final de outubro, no dia 29, quando uma representante da área de Talent Acquisition da Costa Crociere no Brasil, falará na 25ª Semana da Educação Física da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), para estudantes do complexo educacional em São Paulo.
Alguns tripulantes brasileiros já contratados pela companhia e que atuam nos setores de animação e entretenimento terão a chance de trabalhar a bordo do Costa Diadema, futuramente o maior navio de bandeira italiana em operação e que começa a navegar em novembro, com cruzeiros Mediterrâneo até ao menos meados de 2016. Os novos tripulantes podem ainda embarcar para o Norte da Europa, Caribe, Dubai e para os navios Costa Favolosa e Costa Pacifica que navegam na temporada 2014/2015 pela América do Sul.
“A bordo de nossos navios, oferecemos todas as condições para que o jovem desenvolva suas habilidades e cresça profissionalmente passando por diferentes posições. O mercado de trabalho no segmento marítimo possibilita uma carreira de futuro”, pontua Katja Gallinella, diretora da área de Talent Acquisition na Costa Crociere.
A executiva ressalta que entusiasmo, motivação, capacidade para atuar em equipe e ter um bom conhecimento da língua inglesa são fundamentais para o jovem que queira iniciar uma carreira em navios de cruzeiro. Hoje, a Costa Crociere soma 19 mil funcionários, de 70 nacionalidades diferentes. Desse total, 80% têm menos de 40 anos.
Recrutamento – Para informações completas sobre a vida de tripulante, acesse o site oficial www.carrer.costacrociere.it ou o portal www.jobnavio.com.br, ferramenta criada pela Costa Crociere para estreitar a comunicação com os brasileiros. No site, o candidato fica atualizado sobre as condições necessárias para o trabalho a bordo, além de se informar sobre as documentações e certificados exigidos. O site também reúne depoimentos dos atuais tripulantes da companhia, contando sobre a rotina a bordo e como iniciaram suas carreiras.
Com prazo de duração de oito meses, o contrato de tripulante na Costa Crociere pode ser estendido várias vezes, conforme o desempenho do profissional. A jornada de trabalho é de até 11 horas por dia. A companhia cobre todas as despesas de viagem (voos e traslados) e hospedagem do contratado durante as operações de embarque e desembarque dos navios.