Em navegação durante a noite |
Com uma velocidade média de 2 nós, o rebocado Costa Concordia superou ontem a Ilha de Elba e Córsega. No final da noite de ontem o navio já havia cumprido 63 milhas náuticas, aproximadamente metade da distância entre a Ilha de Giglio e o estaleiro San Giorgio del Porto, em Gênova.
Para ver mais fotos recentes do Costa Concordia, incluindo várias de seus interiores, clique aqui.
Com chegada prevista para às 3 horas da manhã de domingo, o Costa Concordia segue em sua última jogada com destino a Gênova, onde será desmontado. Após voltar a flutuar há cerca de uma semana, o navio partiu com auxílio de rebocadores da Ilha de Giglio, onde esteve parcialmente naufragado desde janeiro de 2012, na última quarta-feira.
Vista lateral |
Neste momento encontra-se no mar da Ligúria, próximo à cidade de La Spezia, navegando a 1.8 nós, segundo o MarineTraffic. O comboio que transporta o navio incluí cerca de dez embarcações, contando o Concordia, entre elas rebocadores e navios anti poluição. Com mais de 50 horas no mar, o navio não apresentou até o momento nenhum sinal de problema, apesar da apreensão do consórcio Titan Micoperi, responsável pelo projeto, e que temia pela condição do casco da embarcação após mais de dois anos embaixo d’água.
Por conta disso os projetistas escolheram a época do ano com histórico de melhor tempo nesta região para o transporte. A escolha de julho mostrou-se acertada, e as condições climáticas continuam boas na área, com ventos fracos de até 13 nós vindos do sul. Também não apresentaram problemas até o momento, os flutuadores e todos os seus cabos e conexões, que portanto, não são preocupação.
Pouco antes da partida de Giglio. |
Parte da equipe do comboio é responsável pelo meio ambiente, e está monitorando a área pela qual o navio passa. Os resultados de testes iniciais, feitos com a água coletada na quarta-feira não demostraram traços de poluição ambiental. Órgãos públicos também estão coletando amostras para avaliar possíveis danos às águas italianas. A equipe ambiental do comboio é formada por biólogos marinhos da Universidade de La Sapienza, apontados pela Costa Crociere e pelo consórcio.
Dessa forma o navio da companhia italiana deve chegar a Gênova sem maiores problemas na madrugada de domingo. Na cidade italiana o navio será analisado pelas autoridades e, após ser liberado, entrará numa das docas secas do estaleiro San Giorgio del Porto onde será desmontado, e terá seus materiais reciclados.
Para acompanhar em tempo real o trajeto do Concordia, inclusive com imagens de seis webcams instaladas pelo navio, clique aqui.
Atualização: Às 20h30m de sábado no horário de Brasília, o Concordia já está ao largo do porto de Gênova, e continua seu trajeto em velocidade reduzida, navegando a pouco mais de 1 nó. Apesar da previsão inicial de entrada no porto para às 3 horas da manhã no horário local, a embarcação deverá chegar ao complexo apenas por volta das 9 horas. O complexo processo de atracação do navio poderá levar o dia inteiro.