Em uma declaração surpreendente e inesperada, a Royal Caribbean International anunciou hoje que seu mais novo navio, Quantum of the Seas, passará a operar na Ásia a partir de 2015. O novo porto-base do navio, que estreará no final desse ano com cruzeiros a partir de Nova Iorque, será Shangai, na China. Para chegar ao continente asiático, o navio terá que contornar a América do Sul ou seguir para a Europa e atravessar o Canal de Suez. Caso a Royal opte pela primeira alternativa, uma passagem pelo Brasil é bastante provável.
Atual fase da construção do Quantum no Meyer Werft |
Sua estréia no continente asiático se dá logo após a sua temporada inaugural, que terá roteiros para o Caribe a partir de Cape Liberty, porto na região metropolitana de Nova Iorque utilizado pela Royal Caribbean para embarques. O navio será inaugurado em novembro de 2014, e realizará roteiros a partir da Big Apple até maio de 2015, quando parte para o hemisfério oriental. De Shangai, irá realizar cruzeiros de 3 a oito noites durante todo o ano, com escalas na China, Japão e Coréia do Sul.
Mariner of the Seas em Santos – passagem pelo Brasil foi necessária em 2009 e 2011. |
Os cruzeiros posicionais entre seus portos-base ainda não foram anunciados, entretanto, com mais de 160 mil toneladas, o Quantum só tem duas alternativas para chegar em Shangai: via América do Sul, ou via Europa e Canal de Suez. O Canal do Panamá está descartado devido às dimensões do navio. Dessa forma, o Quantum poderá fazer uma passagem pelo Brasil ao final da temporada 2014/2015 enquanto se dirige a seu novo porto-base.
O posicionamento do Quantum em China é fruto de uma mudança de planos para as temporadas 2015 e 2015/2016 da Royal Caribbean. Originalmente, o navio que ficaria destinado ao mercado asiático junto aos que já navegam na região era o Explorer of the Seas – que vai justamente ser substituído pelo Quantum em Nova Iorque. Entretanto, a companhia norte-americana optou por substituir o Adventure of the Seas em Southampton com o Explorer, e deixar o Adventure durante todo o ano no Caribe, realizando roteiros a partir de San Juan. Com isso, o Navigator of the Seas, que faria estes roteiros inicialmente, foi reposicionado para o porto de Galveston, no Texas, onde já opera, e seria substituído pelo Liberty of the Seas, da classe Freedom. O Liberty, por sua vez, ficou livre para assumir os roteiros do Quantum a partir de Nova Iorque, possibilitando assim que este passe ao continente asiático no lugar do Explorer.
Liberty of the Seas, da classe Freedom. |
Dessa forma, o Liberty of the Seas passa a realizar os roteiros a partir de Cape Liberty em meados de maio, realizando não só cruzeiros para o Caribe, mas também para as Bermudas e o Canadá e Nova Inglaterra. Outra informação anteriormente divulgada e que será modificada pelo posicionamento do Quantum é a temporada inaugural do Anthem of the Seas que realizará roteiros no Caribe como anunciado, mas não de Fort Lauderdale, e sim a partir de Nova Iorque. O segundo navio da classe Quantum partirá de Southampton, onde ficará posicionado durante o verão boreal de 2015, em novembro e realizará roteiros longos rumo ao Caribe até abril de 2016.
“Estes navios incríveis irão atender as sofisticadas expectativas de nossos clientes em Shangai, Nova Iorque e Londres. Nosso mantra com a classe Quantum é “estes navios mudam tudo”, e levantar o nosso jogo nestes mercados-chave apenas corrobora isso “, disse Dominic Paul, vice-presidente internacional da Royal Caribbean. Os novos navios da classe Quantum possuirão 167 mil toneladas, capacidade para 4,180 passageiros. Clique aqui para ler mais sobre o navio e suas atrações. Essa classe também introduzirá um novo conceito culinário que terá cinco restaurantes principais, para mais detalhes, clique aqui.