Breakaway, que será entregue em Abril. 
Com a pro- ximidade da entrega dos primeiros navios novos deste ano, são destaques os novos navios que entrarão em operação até o final de 2013. Em Março, dois destes novos navios serão entregues: o MSC Preziosa e o AIDAstella, já em Abril, será a vez to Norwegian Breakaway. 

Durante o ano de 2013, seis novos navios de cruzeiro entrarão em operação para suas companhias na Europa e América do Norte, em relação a 7 entregues em 2012. Diferente porém, serão os navios, neste ano, três novos protótipos estrearão após serem projetados nos últimos anos, enquanto gêmeos, ou evoluções de projetos mais antigos continuavam sendo construídos nos estaleiros.

AIDAstella praticamente pronto; navio será entregue
no próximo mês.
Os dois princi- pais, que chamarão mais a atenção, são norte-ame- ricanos: novos projetos do grupo P&O Princess (Carnival Corp.), e da Norwegian Cruise Line, representados, respectivamente pelo Royal Princess e pelo Norwegian Breakaway. Além desses dois, um outro novo protótipo foi desenvolvido e está sendo construído para a alemã Hapag-Lloyd, o Europa 2.

Extremamente luxuoso, o navio atenderá um nicho de mercado que já é servido pelo seu predecessor, o atual Europa, um dos mais luxuosos navios do mundo, lançado em 1999. Os outros três navios que entrarão em operação também servirão marcar europeias, e serão evoluções ou gêmeos de navios já existentes: o MSC Preziosa, na MSC, que é o quarto e último navio da classe Fantasia, o Le Soléal, na Ponant, gêmeo dos mega-yachts Le Boreal e l’Austral, e oAIDAstella, na AIDA, sétimo e último navio da série de sete construída para a companhia no alemão Meyer Werft.

MSC Preziosa que estreará no Brasil em Novembro,
em foto recente
Além do AIDAstella, o Meyer Werft, também está sendo construído o Norwegian Breakaway, e se em longo prazo, o estaleiro é o líder em encomendas, para o próximo ano, os três principais construtores navais estão empatados: o francês Chantiers de l’Atlantique entregará o MSC Preziosa e o Europa 2, enquanto o italiano Fincantieri finalizará o Royal Princess e o Le Soléal. Juntos, os seis navios representam um investimento de mais de 3 bilhões de dólares, que acrescentarão aproximadamente 14 mil leitos a oferta mundial da indústria de cruzeiros.

Além desses, os próximos anos verão pelo menos mais 16 navios já encomendados entrando em operação por dez companhias diferentes.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Norwegian, AIDA e MSC.

1 Comentário

  1. otima noticia !

    Fico sonhando um dia que teremos uma empresa nacional de navios de cruzeiro para explorar nosso imenso e rico litoral, que tem boas condições metereólogicas no ano todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *