Após promover o retorno do Costa Victoria ao Mediterrâneo já no começo do próximo ano, a Costa Crociere deve ter também o Costa Fortuna de volta a Europa em 2018.
A novidade foi anunciada por um executivo da companhia, o vice-presidente de vendas internacionais sênior Massimo Brancaleoni. Em entrevista ao site italiano Guida Viaggi, Brancaleoni disse: “Recentemente inserimos o Costa Victoria nos itinerários (no Mediterrâneo), com grande sucesso. O navio operará roteiros no Mediterrâneo Ocidental, no contexto da entrega de um novo navio na Ásia”.
O navio a que se refere está em construção na Itália, e foi projetado especificamente para o mercado asiático. Com capacidade para mais de 3,000 passageiros, será semelhante ao Costa Diadema, e entrará em operação em 2019.
No final de 2018, a grande novidade, no entanto, será o retorno do Costa Fortuna, que está na Ásia desde 2016. “O navio terá itinerários a partir de Singapura no inverno, e no Mediterrâneo Ocidental/Ilhas Baleares durante o verão”, afirmou o vice-presidente.
Costa diminui oferta na Ásia
Com o retorno do Fortuna e do Victoria, a companhia italiana irá reduzir drasticamente sua oferta no continente asiático. Atualmente, a Costa opera cinco navios na região: Costa Atlantica, Costa Victoria, Costa Serena, Costa Fortuna e Costa neoRomantica.
Após anos de crescimento exponencial, o mercado asiático – em especial o chinês – está mostrando sinais de saturação. Com isso, além de diminuir a oferta, as cruise lines estão adiando ou cancelando planos de entrada nos mercados da região.
A Carnival Cruise Line e a AIDA Cruises, por exemplo, que pretendiam entrar no mercado em 2018, adiaram os planos por tempo indeterminado. Enquanto isso, a Norwegian Cruise Line adiou um plano de acrescentar outra embarcação à região.
Já a Royal Caribbean, assim como a Costa, promoveu o retorno de navios ao ocidente. Em 2018, o Mariner of the Seas retorna ao Caribe. Já em 2019, espera-se que o Voyager of the Seas deixe as águas asiáticas. Assim como a Costa, a companhia constrói um navio especificamente para o mercado local, o Spectrum of the Seas. Parte da classe Quantum, o navio irá entrar em operação em 2019.
A Royal ainda opera o Quantum of the Seas e o Ovation of the Seas na Ásia. Ambos são parte da classe Quantum.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Guida Viaggi) | Imagens (©) Copyright Daniel Capella
Gostaria que o Costa Atlantica e o Costa Serena voltassem…