A CLIA (Cruise Lines International Association) divulgou que 2017 registrou mais de 26,7 milhões de passageiros embarcados em cruzeiros marítimos em todo o mundo. O número representa crescimento de 6,3% em relação a 2016. A quantidade de cruzeiristas superou as expectativas iniciais da entidade, que eram de 25,8 milhões de pessoas.

A indústria de cruzeiros é uma das que mais cresce no mundo. Se comparados ao ano de 2009, quando 17,8 milhões de passageiros foram embarcados, os números de 2017 apontam um aumento de demanda de 50%. Para 2018, com base na lista de navios que entrarão em operação, as projeções da CLIA mostram que o mercado deve chegar a 28 milhões de cruzeiristas.

Os dados de origem dos passageiros que embarcaram em 2017 mostram que o maior volume vem da América do Norte (49%), com crescimento de 5%, seguida pela Europa (26%), com aumento de 2,5%. A Ásia, que representa 15% do volume de passageiros, foi o mercado emissor que mais cresceu, registrando aumento de 20,5%, seguida pela Austrália / Pacífico (5,4%).

Apesar do crescimento geral, a região da América do Sul e Central (3,2%), no entanto, segue pouco relevante no cenário mundial. Na área está incluído o Brasil, que já chegou a gerar mais de 1 milhão de passageiros para seus cruzeiros domésticos.

De acordo com a análise da CLIA, a idade média dos turistas em cruzeiros oceânicos no mundo foi de 47 anos, com duração média de viagem de 7,2 dias.

No Brasil, a próxima temporada de cruzeiros marítimos (2018/2019), com início em novembro, terá cerca de 496 mil ofertas de leitos em navios, um crescimento de 13% em relação ao período anterior.

“O potencial dos cruzeiros no Brasil é imenso e os números mostram que estamos retomando um importante ritmo de crescimento. Nosso impacto na economia na última temporada foi de mais de R$ 1,6 bilhão. No entanto, podemos crescer se tivermos melhorias na regulação do setor, infraestrutura e desenvolvimento de novos destinos”, explica o presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz.

Estela Farina assume presidência do conselho da CLIA Brasil

Estela Farina

A diretora geral da Norwegian Cruise Line no Brasil, Estela Farina, assumiu o cargo de presidente Conselho de Administração da CLIA-Brasil no começo deste mês. A executiva substitui Renê Hermann, da Costa Cruzeiros, que estava no cargo desde 2016.

De acordo com a CLIA, Estela pretende dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito nos últimos anos. O foco de seu mandato será o desenvolvimento de destinos, regulação do setor e melhoria na infraestrutura, entre outras ações.

Além de Hermann e Farina, também fazem parte do conselho Mário Franco da Royal Caribbean e Adrian Ursilli, da MSC.

Texto (©) Copyright CLIA e Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *