O dia era 8 de Abril de 2009, a cidade, Santos, o horário de verão tinha acabado, e já no escuro, MSC Sinfonia e MSC Opera se preparavam para partir para seus cruzeiros de páscoa. Enquanto o primeiro fazia seu último embarque no Brasil antes de partir para a Europa, o segundo ainda faria mais quatro viagens pelo país.

Por volta das 17 horas e 40 minutos, ambos deixaram o porto, com intervalo de pouco mais de 10 minutos. Em torno de meia hora depois, passaram pela Ponta da Praia, silenciosamente, na noite que erae nublada. Haviam poucos presentes para acompanhar o que seria a última escala do Sinfonia em Santos.

Desde aquele dia, o Sinfonia nunca mais entrou na cidade. Recentemente, ele vêm sendo utilizado pela MSC em novos mercados na África do Sul, e obviamente na Europa. Para a próxima temporada, ele novamente deverá viajar pelo destino, agora junto ao Melody. Portanto, esse 8 de Abril de 2009, pode ter marcado a última escala do Sinfonia em Santos, ao menos com esse nome.

Isso, porque a tendência atual é que os navios que visitam a costa leste da América do Sul sejam cada vez maiores, como é o caso do MSC Fantasia, que estreia em 2012/2013. Além disso, as companhias se mostram cada vez menos interessadas em manter navios pequenos ou médios, o que pode significar que o Sinfonia não navegará pela MSC ainda por muitos anos.

Imagens e Texto (©) Copyright Daniel Capella, Santos.  

12 Comentários

  1. Em verdade o Mistral é o original

    o Eurepean Vision (arm) European Stars (sinf) eram encomendas de uma versão maior do original Mistral, todos da entãoFestivel Shipping, Athens.

    A MSC encomendou dois da versão long hull com modificações: Lirica e Opera

    Sendo que divididos em sub classes: Sinfonia / Armonia e Oper / Lirica.

    Mas como projeto todos são versões da classe Mistral long hull

    Abs
    Marcelo

  2. Ele é gêmeo sim, não tem o que confirmar, é só ver as fotos e constatar a semelhança. Na verdade, o Mistral foi o navio que inspirou o projeto do Armonia e do Sinfonia. Esses dois são uma evolução deles, um pouco mais compridos, com mais cabines e um deck a mais, o das suítes, acima da ponte. O Opera e o Lirica também são evoluções do Mistral, mas aí com algumas diferenças internas também, e o Opera por ser mais novo ainda tem mais cabines com varanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *