O operador hoteleiro inglês Signature Living finalmente completou a compra do navio português Funchal. Imobilizado em Lisboa desde 2014, a embarcação foi vendida no final do ano passado mas ainda não tinha sido entregue, já que a empresa de Liverpool não havia completado o pagamento.
A última parcela do valor devido – cerca de 4 milhões de libras, ou 21 milhões de reais – chegou aos credores do Funchal no final deste ano. De acordo com o Liverpool Echo, no entanto, a Signature Living já não pretende operar a embarcação. O plano agora é recuperar o dinheiro investido, revendendo-a para um terceiro.
Construído em 1961, o Funchal segue atracado no Cais da Matinha, em Lisboa. Com cerca de 10,000 toneladas, tem capacidade para aproximadamente 550 passageiros. A embarcação foi totalmente revitalizada entre 2012 e 2013, quando recebeu as atualizações necessárias para operar sob as regras do SOLAS 2010.
A última vez que o navio viajou foi em 2014, sob a bandeira da Portuscale Cruises, que, sem sucesso, sucedeu a Classic International Cruises.
Signature Living pretendia levar ingleses para Marbella, Maiorca e Ibiza
Em sua primeira incursão no mercado de cruzeiros, a Signature Living queria transformar o Funchal em um ‘hotel-barco de festa’. O plano era ter o navio realizando, já no começo deste ano, viagens rumo ao Mediterrâneo com foco em um público diferente.
Partindo de Liverpool, o Funchal levaria passageiros mais jovens a destinos como Marbella, Ibiza e Maiorca, todas na Espanha.
Antes, no entanto, a empresa inglesa pretendia transforma-lo em ‘um hotel de luxo com foco em festas’ e capacidade para até 600 passageiros. O público alvo eram os ravers, ou seja, quem participa de festas rave em terra.
Para agradar os ravers, a SL planejava festas de longa duração com DJs famosos, incorporando o estilo das festas que ocorrem em locais como a Nikki Beach, em Miami.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella