O Costa Fascinosa saiu da rota planejada na tarde de hoje (30/12). Em cruzeiro de Ano Novo, a embarcação tinha previsto um dia de navegação rumo ao Sul nesta segunda-feira.
O navio da Costa Crociere deixou Salvador no dia 29, e deveria seguir diretamente – e em velocidade reduzida – para Copacabana, no Rio de Janeiro. A chegada à praia carioca está prevista para as 22h30 do dia 31, para que o navio assista a queima de fogos.
Em vez disso, por volta das 19h30, a embarcação seguia em velocidade máxima rumo a costa do Espírito Santo. Apesar de ainda informar Copacabana como destino no AIS, o navio parece viajar em direção à capital capixaba, Vitória.
Pela situação, o desvio parece ter sido ocasionado por emergência médica. A operação é considerada comum e ocorre quando um ou mais passageiros necessitam de cuidado médico avançado.
Para atender aos hóspedes, a rota é mudada de forma a colocar o navio em porto no menor tempo possível. Assim, são escolhidos portos próximos com infraestrutura hospitalar e portuária adequada, onde os passageiros possam ser evacuados para atendimento avançado em terra.
Ainda que possuam centros médicos a bordo, os navios conta com limitações em situações de emergência como ataques cardíacos e acidentes graves.
O desvio não deve alterar o restante do roteiro do cruzeiro.
Ja aconteceu no MSC Preziosa em fevereiro 2017, em que eu estava. Navio aproximou-se da costa do Espirito Santo (porto de Vitória) e ali aguardou chegar a lacha que levaria o passageiro para terra. Depois de cerca de 30min, seguiu viagem. Nada de anormal.
Porque não utilizam helicóptero para o transporte de emergências médicas? Desviar o navio de seu destino prejudica a todos os outros passageiros, além do custo extra.