Um dos navios em operação no Brasil antes da parada voluntária dos cruzeiros, o MSC Poesia encerrou sua última viagem no dia 18, em Santos. O navio da MSC Crociere havia iniciado o cruzeiro no dia 15, também em Santos.
Com 7 noites, o itinerário previa paradas em Punta del Este e Montevideo, no Uruguai; além de Buenos Aires, na Argentina. No entanto, devido a crise do novo coronavírus, todas as paradas foram canceladas e o navio acabou retornando ao seu ponto de partida antes do previsto.
Com as cidades uruguaias fechadas para cruzeiros, o roteiro já havia passado por revisão no próprio dia do embarque. A alternativa encontrada pela MSC para os passageiros do Poesia foi o Porto de Itajaí.
A companhia pretendia escalar no porto catarinense e em Buenos Aires, retornando a Santos no dia 22 como anteriormente planejado.
No dia seguinte à partida, porém, a Argentina se juntou ao Uruguai impedindo a chegada de navios de cruzeiro a seus portos. Sem poder escalar nenhum dos três portos originalmente previstos, a MSC decidiu cancelar o roteiro e levar o MSC Poesia de volta a Santos.
Logo em seguida, o cruzeiro que partiria no dia 22 de Santos também acabou cancelado, assim como a travessia atlântica do navio, que começaria no dia 29.
MSC cancela restante da temporada brasileira; Poesia volta a Santos
Do Concais para a Barra
Após atracar no Concais na manhã do dia 18, o MSC Poesia desembarcou todos os seus passageiros e seguiu atracado. Nos próximos dois dias permaneceu no porto e, segundo relatos, desembarcou também boa parte de sua tripulação, além de embarcar suprimentos.
Na manhã do dia 20, partiu para a área de fundeio do Porto de Santos, onde se encontra até o momento. Nas fotos é visto passando pela Ponta da Praia rumo a sua nova posição e sem passageiros a bordo.
Ancorado, o navio não tem previsão de partida da Barra e conta, no momento, com a companhia de outros dois navios da frota da MSC: o MSC Musica e o MSC Seaview.
Consultada por nós, a MSC não informou quais são os planos para o navio nas próximas semanas. Com a suspensão dos cruzeiros da MSC estendida até o dia 29 de maio, o Poesia só tem cruzeiro previsto em 30 de maio.
A viagem de 7 noites parte de Copenhagen, na Dinamarca, e prevê escalas em portos na Alemanha, Suécia, Estônia e Rússia.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella