Estação do Valongo, próxima de onde ficará o novo terminal. |
A MSC Cruzeiros, líder de mercado no Brasil e na América do Sul, apresentou à Codesp – Companhia Docas do Estado de São Paulo e à Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, um projeto para a construção de um Terminal Marítimo de Cruzeiros na área do bairro Valongo, em Santos. Em fase de apreciação, o projeto prevê a construção de um píer para atracação de navios e um moderno terminal de passageiros.
O projeto foi desenvolvido em uma parceria entre arquitetos brasileiros e a B&A (Bermello Ajamil & Partners, Inc.), renomada empresa norte-americana com experiência no setor marítimo e atuação no mercado mundial de instalações portuárias, entre eles Miami, Fort Lauderdale, Nova York, Vancouver, Barcelona, São Petesburgo, entre outras. O futuro investimento proporcionará, também, uma revitalização na degradada área do Valongo.
“Este projeto demonstra o interesse da MSC Cruzeiros em continuar investindo fortemente no Brasil e deste modo colaborar ainda mais com o desenvolvimento econômico do país, gerando novos empregos e receitas para a economia nacional e ao mesmo tempo fortalecer o setor de infraestrutura portuária, garantindo assim um serviço de alta qualidade para os hóspedes de nossos navios”, comenta Roberto Fusaro, Diretor Geral da MSC na América do Sul.
A iniciativa inédita no país irá alavancar uma revolução na infraestrutura portuária que o setor tanto carece e, também, criará oportunidades paralelas para a revitalização da área, com empreendimentos na área de lazer, entretenimento e serviços. Além de fomentar o turismo na região, o investimento impulsionará o crescimento do setor e disponibilizará um cenário promissor para 2013/2014, prazo previsto para conclusão da obra.
Cabe uma objeção a construção de um novo terminal na área do Valongo. Sem dúvida, seria um ótimo investimento, e o fato de ser projetado pela MSC, também é boa idéia, já que nada melhor que alguém que entende do setor para saber suas necesidades. Porém, é necessário atentar para o tipo de navio que atracará na instalação, não deve haver restrição para navios de outras operadoras, porque o terminal foi construído pela MSC. Ainda mais, que a vocação desse terminal, deveria ser atrair navios em trânsito, dado sua proximidade com pontos turísticos da cidade. Ainda não ficou claró quem administrará o Terminal
muito bom.
Esta mais do que na hora de um projeto como esse se tornar realidade. Sem dúvida uma ótima noticia. Vamos esperar que este projeto se concretize nos próximos anos!
Um primeiro passo…e nao e a primeira vez que a MSC se dispoe a fazer outro terminal.Espero que nenhum orgao municipal, estadual, federal, marinha, se oponha a facilidades para os sofridos passageiros quando temos mais de 4 navios parados no porto.Acredito ate que no final da Anchieta Alemoa seria mais pratico ainda para embarque e desembarque, visto que nao interferiria no centro Santista