Em 30 de Junho, começou a montagem do mais novo navio da MSC Crociere, agora batizado MSC World Europa. Com a colocação da quilha, o navio, que tem entrega prevista para 2022, começa a ganhar forma. Para marcar a ocasião, a companhia italiana e o estaleiro Chantiers de l’Atlantique realizaram a tradicional Cerimônia de Moeda. 

O ritual marítimo consiste em colocar duas moedas sob a quilha como sinal histórico de bênção e boa sorte para o projeto e a vida operacional da embarcação. A cerimônia teve como madrinhas Zoe Africa Vago, filha de Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Crociere, e Aurore Bezard, do Departamento de RH do Chantiers de I’Atlantique. 

Antes anunciado apenas como MSC Europa, o novo navio será o primeiro da MSC  World Class e também o primeiro movido a gás natural liquefeito (GNL). A embarcação terá mais de 200.000 toneladas, bem como 333 metros de comprimento. Com cerca de 2,500 cabines, poderá transportar até 6,700 passageiros em ocupação máxima, o que o coloca entre os maiores do mundo em capacidade de hóspedes

Tecnologia ambiental

De acordo com a MSC, o Europa será um dos “mais avançados navios em tecnologia e em termos ambientais”. Além do combustível limpo, o navio usará um novo sistema demonstrador de 50 quilowatts que incorpora a tecnologia de célula a combustível de óxido sólido (SOFC). Combinado com o GNL o sistema irá produzir eletricidade e calor a bordo, diminuindo emissões e aumentando a eficiência.

O navio ainda contará com sistema de tratamento de águas residuais de última geração. De acordo com a MSC, as especificações do equipamento excedem padrões das regulamentações mais rigorosas do mundo.

“O MSC World Europa é mais uma prova do nosso compromisso com a gestão ambiental. Ele está sendo preparado para reduzir as emissões de carbono ainda mais do que muitos outros navios de cruzeiro existentes movidos a GNL, que atualmente é o combustível mais ambientalmente responsável para operações marítimas comerciais”, disse Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da divisão de cruzeiros da Mediterranean Shipping Company.

Vago ainda reafirmou o compromisso de longo prazo de sua empresa, que é atingir zero emissões em suas operações.

Chantiers de l’Atlantique constrói outros navios para MSC

Laurent Castaing, Gerente Geral do Chantiers de l’Atlantique, também destacou as características ambientais do navio. “Estamos orgulhosos por começar a construção de um navio que definirá os padrões para o cruzeiro do futuro”, disse. De acordo com o gerente, a embarcação é um marco da história da cooperação entre o estaleiro e a companhia, que já conta com 20 anos. 

Além do MSC World Europa, o Chantiers de l’Atlantique trabalha em outros três navios para a MSC Crociere. O projeto mais avançado é o do MSC Virtuosa, unidade da classe Meraviglia que entra em operação em 2021. Nos próximos anos, o estaleiro entregará também um gêmeo do Europa e uma embarcação adicional da classe Meraviglia. Os dois também serão movidos a LNG. 

Não só o Chantiers constrói navios para a MSC, mas também o Fincantieri. Em 2021, a companhia também receberá o MSC Seashore. Posteriormente, o estaleiro italiano entregará quatro navios de luxo para a companhia. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de MSC) / Imagens (©) Copyright MSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *