Depois de deixar o Brasil em junho, o Costa Fascinosa finalmente retornou ao seu país de origem, a Itália. O navio da Costa Crociere encontra-se, desde a terça-feira (29/9), na cidade de La Spezia, na região norte do país europeu.
Devido ao novo coronavírus e a parada do setor de cruzeiros global, o retorno ocorre quase cinco meses depois do previsto inicialmente.
Quando a pandemia de COVID-19 foi declarada, em 12 de março, o Fascinosa realizava a parte final da temporada brasileira 2019/2020. A programação original da estação, previa cruzeiros no país até a Páscoa, data em que o navio realizaria um cruzeiro temático especial.
Após esta última viagem local, a embarcação iniciaria, em 14 de abril, seu cruzeiro de retorno à Europa. Com 19 noites, a viagem deveria chegar a seu porto final, Gênova, na Itália, em 5 de maio.
Cruzeiros cancelados e permanência no Brasil
A pandemia, no entanto, mudou tudo. No dia 13 de março, a Costa anunciou o cancelamento do restante da estação brasileira. Único navio da companhia no Brasil, o Fascinosa ainda realizou mais um mini-cruzeiro, entre os dias 17 e 20 de março, antes de sair oficialmente de serviço.
A viagem foi mantida mesmo com o anúncio de cancelamento e foi a última realizada pelo navio até os dias atuais.
Após o dia 20, o navio permaneceu em Santos até o dia 13 de junho. No período, enfrentou surto de COVID-19, com a doença se espalhando entre os tripulantes que seguiam a bordo. Casos também foram confirmados, posteriormente, entre os passageiros que viajaram nas últimas saídas antes da parada.
Depois de cerca de um mês em quarentena na barra de Santos, o Costa Fascinosa foi liberado em 27 de abril. Antes, viu o desembarque de dez tripulantes para atendimento médico bem como a morte de três dos funcionários, incluindo um de seus médicos.
Partida para Tenerife e cancelamentos adicionais
Apesar da liberação, a partida para a Europa não foi imediata. Na ocasião, os cruzeiros no Velho Continente seguiam sendo cancelados e o Brasil ainda parecia estar em posição mais confortável que a dos países europeus quando o assunto era a evolução epidemiológica.
Dessa forma, chegou-se a especular que o Fascinosa poderia permanecer o ano inteiro no país, adiantando, inclusive, o começo da temporada local 2020/2021 em alguns meses.
Em 13 de junho, no entanto, os casos de COVID-19 escalavam rapidamente no Brasil e, no Estado de São Paulo, restrições eram removidas e a quarentena afrouxada, quando o navio deixou Santos com destino a Santa Cruz de Tenerife.
Navegando em velocidade reduzida, chegou a ilha espanhola em 29 de junho. Na ocasião, sua próxima viagem estava marcada para 1º de agosto. Mais tarde, o cruzeiro, que viajaria pelo Norte Europeu, acabou sendo cancelado, assim como o restante da temporada local.
Com isso, o navio permaneceu fundeado em frente ao porto canário por vários meses, junto a outros navios do grupo Carnival.
Em 7 de setembro, a Costa optou por também cancelar a temporada 2020/2021 na América do Sul, da qual o Costa Fascinosa era parte. Pouco depois, a embarcação partiu das Canárias com destino à Itália, onde deve permanecer desativado durante todo o outono europeu, bem como o inverno local.
Neste momento, a próxima viagem prevista para o Fascinosa parte em 2 de maio de 2021.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella
Noticias interessantes. Tomara que tudo volte ao normal o quanto antes! Saudade dos cruzeiros intercontinentais.