O site Cruise Industry News realizou um levantamento de quantos navios de cruzeiro já voltaram a navegar ao redor do mundo e quantos tem planos concretos para uma retomada.

Neste momento, 22 navios já estão navegando com passageiros no mundo. Nos próximos meses, outros 13 navios também serão reativados, elevando o número de embarcações ativas para 35.

Desde março, quando a pandemia de COVID-19 fez parar a totalidade da frota mundial, a indústria de cruzeiros vem retornando aos poucos. Os principais fatores que influenciam os planos de retomada são o estágio de avanço da pandemia, a criação de protocolos que mitiguem o risco de contágio, a adaptação de navios e a interação com governos e destinos.

No Brasil, apenas a MSC Crociere planeja operar regularmente no país nos próximos meses. A companhia, no entanto, ainda depende de autorizações governamentais para confirmar a realização de seus cruzeiros locais.

Confira, a seguir, a lista completa da Cruise Industry News, com os navios já em serviço e os navios voltando em breve. Importante ressaltar que a maior parte dos navios citados opera com capacidade reduzida e protocolos abrangentes que incluem, até mesmo, testes para COVID-19 pré-embarque.

Outro ponto para se considerar é que a revista considerou apenas os navios e companhias que tem a retomada autorizada pelas autoridades dos países onde pretendem navegar.

1. Explorer Dream (Dream Cruises) – Navegando

O Explorer Dream é atualmente o único navio em serviço na Ásia. Operada pela Dream Cruises, que é parte do grupo Genting Hong Kong, a embarcação realiza cruzeiros pela ilha de Taiwan desde o final de julho.

Voltadas ao público local, as viagens são curtas e visitam portos da própria ilha, partindo sempre de Keelung. Inaugurado em 1999, o Explorer Dream tem capacidade para até 1.856 passageiros em ocupação dupla.

2. Mein Schiff 1 (TUI Cruises) – Navegando

Operado pela TUI Cruises, o Mein Schiff 1 está realizando cruzeiros na Alemanha desde Julho. Com capacidade para 2,894 passageiros, o navio faz viagens curtas partindo do Porto de Kiel.

Os mini-cruzeiros não incluem escala, mas visitam águas internacionais, realizando navegação panorâmica na Noruega, Dinamarca, Suécia e Finlândia. Assim como no caso de Taiwan, as viagens são voltadas apenas ao público local.

3. Mein Schiff 2 (TUI Cruises) – Navegando

O Mein Schiff 2 se tornou o primeiro navio da TUI Cruises a voltar a operar. Assim como seu gêmeo, o Mein Schiff 1, realiza cruzeiros curtos pelo Norte da Europa. Partindo de Hamburgo, o navio visita países como Noruega e Finlândia para navegação panorâmica.

Os cruzeiros não estão abertos para o público internacional e não permitem desembarque nos portos de escala. Construído em 2019, o Mein Schiff 1 tem capacidade, em condições normais, para até 2,894 passageiros.

4. Mein Schiff 6 (TUI Cruises) – Navegando

A TUI Cruises também conta com o Mein Schiff 6 em operação. Com capacidade para até 2,534 passageiros, o navio é o único que realiza cruzeiros com escalas que permitem aos hóspedes o desembarque para passeios.

Em operação desde meados de setembro, o Mein Schiff 6 navega pela Grécia. Em um roteiro de 7 noites, parte de Heraklion e visita os portos de Corfú e Piraeus. Apenas passageiros europeus são bem vindos, e as descidas em terra precisam ser feitas em excursões organizadas pela própria TUI.

5. MSC Grandiosa (MSC Crociere) – Navegando

Primeiro navio de grandes dimensões a retomar operação, o MSC Grandiosa navega no Mediterrâneo desde agosto. O navio da MSC Crociere realiza um itinerário de sete noites partindo do Porto de Gênova, voltado exclusivamente a passageiros europeus.

Com capacidade para 4,888 passageiros, mas operando com número reduzido de hóspedes, o navio visita os portos de Valleta (Malta), bem como Civitavecchia, Nápoles e Palermo (Itália). Os hóspedes estão livres para descer nos destinos, mas apenas em excursões organizadas pela própria MSC.

6. MSC Magnifica (MSC Crociere) – Planejado

O MSC Magnifica se tornará o segundo navio da MSC a voltar a navegar no pós-pandemia. O navio da classe Musica partirá de Gênova, em cruzeiros de 10 noites com escalas na Grécia, Malta e Itália.

A operação será similar a do MSC Grandiosa, seguindo o novo protocolo da MSC, que prevê capacidade reduzida, testes de COVID-19 e excursões apenas com a própria companhia. A primeira viagem está marcada para o dia 19 de outubro e o MSC Magnifica tem capacidade para até 2,550 passageiros em ocupação dupla.

7. Costa Deliziosa (Costa Crociere) – Navegando

O Costa Deliziosa se tornou o primeiro navio da Costa Crociere a retomar operações, partindo em seu primeiro cruzeiro no dia 6 de setembro. Embarcando em Trieste, o navio realiza itinerário com escalas exclusivamente em portos italianos. Os hóspedes podem desembarcar para passeios nas escalas, mas apenas em excursões organizadas pela Costa.

Na primeira fase da retomada, apenas passageiros italianos foram liberados para embarque. A partir deste mês, o navio – que tem capacidade para até 2,260 passageiros em ocupação dupla – deve passar a receber também hóspedes de outras partes da Europa.

8. Costa Diadema (Costa Crociere) – Navegando

Pouco depois do Deliziosa, foi a vez do Costa Diadema retomar suas operações. Um dos maiores da frota Costa, o navio realizou um cruzeiro pela Itália com partida de Gênova, antes de ser fretado para a operadora francesa TMR Voyages. Agora, a empresa francesa opera o navio em roteiros pela Grécia, Malta e Itália até o fim do mês.

Já a partir do dia 28 de outubro, o Diadema passa a realizar cruzeiros semanais pelo Mediterrâneo Ocidental, além de itinerários mais longos para as Ilhas Canárias, Egito e Grécia. Partindo de Savona, o navio terá operação será similar à do Deliziosa, com descidas nos portos apenas em excursões organizadas pela Costa.

9. Costa Smeralda (Costa Crociere) – Navegando

O próximo navio da Costa a entrar em operação é o Costa Smeralda. O gigante, que em condições normais tem capacidade para mais de 5,220 passageiros, voltará a operar no dia 10 de outubro.

A Costa planejava usar o navio para retomar cruzeiros pelo Mediterrâneo Ocidental, mas teve de alterar o itinerário no final da semana passada. Agora, o Smeralda realizará um cruzeiro de uma semana com escalas exclusivamente na Itália. Recebendo apenas passageiros europeus, o navio visita os portos de La Spezia, Cagliari, Nápoles, Messina e Tarquinia.

10. Costa Firenze (Costa Crociere) – Planejado

Até o final do ano, a Costa ainda pretende lançar o novo Costa Firenze. Em construção na Itália, o navio havia sido projetado para o mercado chinês, mas agora permanecerá na Europa. Com capacidade para 4,232 passageiros em ocupação dupla, o Firenze partirá da Itália para roteiros pelo Mediterrâneo Ocidental, passando pela França e Espanha.

As viagens tem sete noites e embarcam em Savona, realizando escalas em La Spezia, Nápoles, Valência, Barcelona e Marselha. O primeiro cruzeiro está marcado para 27 de dezembro e, até o momento, está aberto apenas para passageiros europeus.

11. Costa Favolosa (Costa Crociere) – Planejado

A Costa Crociere ainda quer retomar cruzeiros no Caribe nos próximos meses. Apesar de ter cancelado a maior parte de sua operação ao redor do mundo, a companhia mantém a expectativa de ter o Costa Favolosa operando no sul caribenho a partir de dezembro.

Atualmente na Itália, o navio realizaria também cruzeiro de travessia com passageiros, partindo de Savona no dia 6 de Dezembro. Uma vez na América Central, passaria a embarcar em Guadalupe para um itinerário que visita Trinidad e Tobago, Granadinas, Dominica, Antigua e Martinica.

12. AIDAblu (AIDA Cruises) – Planejado

O AIDAblu deve se tornar o primeiro navio da AIDA Cruises a retomar operação. Servindo o mercado alemão, a embarcação oferecerá cruzeiros de 7 noites no Mediterrâneo, passando exclusivamente por portos italianos.

O primeiro cruzeiro está marcado para este sábado (17/10) e parte de Civitavecchia, o porto que serve a cidade de Roma. Depois, o AIDAblu visita Nápoles, Catania, Palermo e La Spezia, antes de retornar a Civitavecchia. Assim como a Costa, sua matriz, a AIDA adotou medidas de prevenção e mitigação de risco que incluem testes para COVID-19 antes do embarque, capacidade de passageiros reduzida e restrições para embarque.

13. AIDAstella (AIDA Cruises) – Planejado

Depois do AIDAblu, um segundo navio da AIDA Cruises entrará em serviço no Mediterrâneo. O AIDAstella oferecerá, a partir de 12 de Dezembro, roteiros de semanais com escala na Itália, França e Espanha.

A embarcação partirá de Palma de Mallorca, nas Ilhas Balleares, e visitará Civitavecchia, Livorno, Marselha e Barcelona. Apesar de voltado ao público alemão, o cruzeiro deve estar aberto ao público europeu como um todo, dependendo das restrições em vigor no momento da retomada.

14. AIDAmar (AIDA Cruises) – Planejado

A AIDA Cruises também confirmou sua retomada nas Ilhas Canárias e Madeira, com o AIDAmar. O navio deve oferecer ao público alemão o seu primeiro cruzeiro pós-pandemia na região, no dia 1 de Novembro.

Baseado em Las Palmas, o AIDAmar visitará Arrecife, St. Cruz de La Palma e St. Cruz de Tenerife, além de Funchal, na Ilha da Madeira. Os cruzeiros terão 7 noites e devem ocorrer até o final da temporada 2020/2021.

15. AIDAperla (AIDA Cruises) – Planejado

Depois do AIDAmar, a AIDA irá reativar o AIDAperla para cruzeiros na região das Canárias. Um dos maiores da frota, o navio volta a navegar em 7 de Novembro, com roteiro similar.

Também baseado em Las Palmas, o AIDAperla realiza cruzeiro de 7 noites com paradas em St. Cruz de Tenerife, Puerto del Rosario e Arrecife. Antes de voltar a La Palma, ainda passa pela Ilha da Madeira, com escala no Funchal.

16. AIDAprima (AIDA Cruises) – Planejado

Já o AIDAprima deve se tornar um dos primeiros navios de cruzeiro a voltar a navegar na região dos Emirados Árabes. Também operado pela AIDA Cruises, o navio tem uma temporada na região confirmada, com o primeiro cruzeiro marcado para 11 de Dezembro.

Baseado em Dubai, o AIDAprima realizará itinerários de 7 noites que incluem escalas prolongadas em Muscat e Abu Dhabi, além de pernoite no porto-base. Gêmeo do AIDAperla, o navio é um dos maiores da frota, com capacidade para 3,250 passageiros em ocupação dupla.

17. Paul Gauguin (Paul Gauguin/Ponant) – Navegando

Oferecendo cruzeiros de luxo na Polinésia, o Paul Gauguin foi um dos primeiros navios de cruzeiro a voltar a operar. Sua primeira viagem no pós-pandemia partiu em 18 de Julho, levando apenas passageiros locais. A partir do dia 29 de Julho, o embarque de passageiros estrangeiros foi liberado.

Um caso de COVID-19 chegou a ser confirmado a bordo, em Agosto, mas não inviabilizou a operação, que segue ocorrendo normalmente. Na ocasião, a passageira contaminada – que não apresentou sintomas – foi desembarcada, junto a seus familiares e amigos. Com o restante do cruzeiro cancelado, os tripulação e passageiros realizaram novos testes para COVID-19, que não apontaram um surto da doença a bordo.

Com capacidade para 320 passageiros em ocupação dupla, o Paul Gauguin parte de Papeete para cruzeiros pela Polinésia Francesa, Tahiti e Pacífico Sul.

18. Le Champlain (Ponant) – Navegando

Uma das pioneiras da retomada, a Ponant está oferecendo cruzeiros em seus navios de pequeno porte desde o começo de Julho. Um dos navios primeiros navios da companhia francesa a retomar serviço é o Le Champlain, que vem oferecendo cruzeiros pelo Adriático

O navio está para encerrar a temporada na região, mas realizou, desde julho, cerca de 15 viagens de uma semana partindo de Dubrovnik, na Croácia. Com capacidade para 180 passaeiros,o Champlain oferece cruzeiros de expedição pela região, com foco na natureza e vida animal, escalando ilhas e costas remotas.

19. Le Lyrial (Ponant) – Navegando

Outro navio da francesa Ponant já encerrando sua primeira temporada pós-pandemia é o Le Lyrial. Com capacidade para até 264 passageiros, o mega-yacht foi inaugurado em 2015 e realiza cruzeiros de expedição.

Desde Julho, vem embarcando passageiros em Marselha, para cruzeiros semanais rumo a ilha francesa de Córsega. Os itinerários tem foco na fauna e flora do local, visitando destinos remotos da região.

20. Europa 2 (Hapag-Lloyd) – Navegando

Maior e mais novo da Hapag-Lloyd, tradicional companhia de cruzeiros de luxo da Alemanha, o Europa 2 está navegando desde o começo de Agosto. Com capacidade para até 513 passageiros, o navio parte de Hamburgo, para cruzeiros pelo Norte Europeu até o final deste mês

Na primeira fase da retomada, as viagens eram curtas e contavam apenas com dias de mar, incluindo navegação panorâmica em destinos da região. Agora contam com mais dias e incluem também excursões em terra em portos específicos, além de passeios de Zodiac (os barcos de exploração do navio) em diversos locais.

A partir de 2 de Novembro, o Europa 2 deve passar a navegar nas Ilhas Canárias.

21. Europa (Hapag-Lloyd) – Navegando

Assim como seu companheiro de frota, o Europa vem oferecendo cruzeiros de luxo no mercado alemão há alguns meses. Atualmente, as viagens oferecem excursões em terra em destinos específicos e também passeios de Zodic em pontos de interesse.

Diferente do Europa 2, no entanto, o navio deve voltar a ser desativado, após encerrar sua programação no Norte da Europa. Depois deste mês, quando as temperaturas na Alemanha despencam, seu próximo cruzeiro está previsto apenas para Janeiro. A viagem, não confirmada, tem a Austrália como destino.

22. Hanseatic Inspiration (Hapag-Lloyd) – Navegando

O terceiro navio da frota da Hapag-Lloyd Cruises em operação é o novo Hanseatic Inspiration. Inaugurado em 2019, o navio foi projetado para cruzeiros de expedição de luxo e vem navegando pelo Norte Europeu desde Julho.

Em princípio, ofereceu cruzeiros curtos com apenas dias de navegação. Mais recentemente, no entanto, passou a realizar cruzeiros mais longos, visitando destinos na Polônia, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Holanda e mais.

23. La Belle des Oceans (CroisiEurope) – Navegando

Pouco conhecido no Brasil, o Belle des Oceans vem realizando cruzeiros voltados ao público francês desde meados de Julho. As viagens, operadas pela CroisiEuropa, visitam a Córsega e são restritas ao público local.

Com capacidade para até 120 passageiros, o pequeno navio partiu de Nice no último dia 11, encerrando sua primeira série de cruzeiros na região no pós-pandemia. Agora, a partir do próximo dia 24, a embarcação deve passar a navegar nas Ilhas Canárias. Estão previstos cruzeiros na região durante toda a temporada 2020/2021, partindo de St. Cruz de Tenerife.

24. Aranui 5 (Aranui Cruises) – Navegando

Além do Paul Gauguin, o Aranui 5 também está operando na Polinésia Francesa desde meados de Julho. Operado por uma empresa local, a embarcação conta com uma rara configuração mista, oferecendo cruzeiros e transporte de carga ao mesmo tempo.

Em sua rota regular, parte de Papeete e visita as Ilhas Marquesas, além de outros arquipélagos da região. Além da carga, tem capacidade para até 254 em ocupação dupla.

25. SeaDream I (SeaDream Yacht Club) – Navegando

Depois de encerrar com sucesso uma temporada na Noruega, o SeaDream I está para iniciar cruzeiros no Caribe. A embarcação – que tem capacidade para 110 hóspedes – realiza, nesse momento, sua travessia entre a Noruega e Barbados, com passageiros a bordo!

Uma vez em Bridgetown, no leste do Caribe, o mega-yacht passa a realizar cruzeiros de uma semana com destinos a diversas ilhas da região, incluindo St. George’s, Tobago e Mayreau. A primeira viagem regular está marcada para 1 de Novembro.

26. Galileo (Variety Cruises) – Navegando

Outro navio de pequeno porte que vem navegando normalmente é o Galileo, da Variety Cruises. Especializada em yachts e veleiros, a companhia retomou operações em 24 de Julho, com cruzeiros pela Grécia.

Partindo de Piraeus, em Atenas, o veleiro visita Poros, Folegandros, Poliegos, Mykonos, Delos, Santorini, Paros, Syros e Kythnos, em cruzeiros de uma semana. As viagens estão abertas para o público internacional. Inaugurado em 1992, o Galileo tem capacidade para até 49 passageiros em ocupação dupla.

27. World Explorer (Nicko Tours/Mystic Cruises) – Navegando

Outro navio de pequeno porte navegando na região do Egeu é o World Explorer. Servindo o mercado alemão, o navio começou a navegar na região em Setembro e deve ficar na região até o final deste mês.

A serviço da Nicko Tours, o navio é propriedade da portuguesa Mystic Cruises e tem capacidade para 200 passageiros em ocupação dupla. Baseado em Piraeus, o World Explorer está realizando cruzeiros de 7 a 14 noites pelas Ilhas Gregas.

28. Silver Spirit (Red Sea Cruises/Silversea) – Navegando

Em uma das operações mais incomuns da retomada, o Silver Spirit está navegando no Mar Vermelho desde 27 de Agosto. Fretado pelo governo da Arábia Saudita, o navio da Silversea está baseado no porto de King Abdulah, oferecendo cruzeiros ao público local sob a bandeira da estatal Red Sea Cruises.

Projetado para viagens de luxo, o navio chegou a registrar casos de COVID-19, mas manteve a operação normal. Na programação estão viagens curtas de 3 e 4 noites por outros portos da Arábia Saudita, incluindo Ras Al-Abyad. Para ler mais sobre o lançamento da Red Sea Cruises, clique aqui.

29. Coral Discoverer (Coral Expeditions) – Navegando

Especializada em cruzeiros de expedição na Austrália, a Coral Expeditions voltou a operar nessa semana, com o Coral Discoverer. De pequeno porte, o navio realiza cruzeiros especializados pela região australiana da Grande Barreira de Corais e North Queensland.

Com capacidade para 72 passageiros, o Coral Discoverer ficará baseado em Cairns até o final do ano, recebendo apenas hóspedes locais. O primeiro cruzeiro partiu nesta quarta-feira (14/10).

30. True North (True North Cruises) – Navegando

Também na Austrália, o True North vem navegando desde Julho. De pequeno porte, o navio é o único da True North Cruises e tem capacidade para 36 passageiros em ocupação máxima.

Realizando cruzeiros de aventura pela região de Kimberley, está baseado na cidade de Cairns. Até, pelo menos, o começo do próximo ano, os cruzeiros deverão ser exclusivos para passageiros australianos.

31. Asuka II (Asuka Cruises/NYK Line) – Planejado

A japonesa Asuka Cruises retomará operações em Novembro, com seu único navio, o Asuka II. Parte da NYK Line, a companhia oferecerá cruzeiros com visitas a portos japoneses, partindo de Yokohama, Nagoya e Kobe.

Os cruzeiros terão curta duração e serão exclusivos para passageiros japoneses. A primeira viagem está marcada para o dia 2 do próximo mês. Construído nos anos 1990, o Asuka II tem capacidade para 720 passageiros em ocupação dupla e serve, quase exclusivamente, o mercado local.

32. Nippon Maru (Mitsui OSK Passenger Lines) – Planejado

Também no 2 de Novembro, outro navio japonês volta a navegar, o Nippon Maru. Assim como o Asuka II, a embarcação da Mitsui OSK passa a receber passageiros locais, em cruzeiros curtos.

Partindo de Yokohama e Kone, o Nippon Maru visita diversos portos japoneses nos mini-cruzeiros. Em serviço desde 1990, o navio tem capacidade para 600 passageiros em ocupação dupla, mas deve viajar com número reduzido de hóspedes.

33. Quantum of the Seas (Royal Caribbean) – Planejado

Em 1 de Dezembro, o Quantum of the Seas deve se tornar o primeiro navio da Royal Caribbean International a retomar suas operações. Com toda a sua frota parada desde março, a companhia norte-americana conseguiu autorização para operar a partir de Singapura, na Ásia.

Além de curtos, os cruzeiros serão voltados apenas ao público local e não visitarão nenhum porto. De acordo com o novo protocolo de saúde e segurança da Royal Caribbean, o navio viajará com metade de sua ocupação normal, que é de cerca de 4,200 passageiros.

As viagens de 3 e 4 noites neste molde devem acontecer até, pelo menos, o fim do ano e podem servir de referência para a retomada da companhia norte-americana em outros destinos ao redor do mundo.

34. World Dream (Dream Cruises) – Planejado

Assim como a Royal Caribbean, a Dream Cruises também obteve autorização para a realização de cruzeiros especiais partindo de Singapura. A companhia, que já retomou operação com o Explorer Dream em Julho, começará a navegar na cidade estado já no próximo mês, com o World Dream.

A partir do próximo dia 4, o navio oferecerá mini-cruzeiros sem escala para os habitantes da ilha. As viagens tem entre 2 e 3 noites e devem acontecer até, ao menos, o começo do próximo ano. Maior navio da frota, o World Dream tem capacidade para cerca de 5,000 passageiros.

35. Spirit of Enderby (Heritage Expeditions) – Planejado

A Nova Zelândia também retomará cruzeiros domésticos nas próximas semanas. A primeira companhia a voltar a navegar no país oceanico será a Heritage Expeditions, que reativará o Spirit of Enderby. O pequeno navio de expedição volta a navegar em 24 de Novembro, apenas com passageiros locais.

Na programação estão itinerários longos visitando ilhas e territórios neozelandeses, com destaque especial para áreas remotas e incomuns. Com capacidade para 50 passageiros, o Spirit of Enderby ficará baseado em Bluff e já está passando por quarentena, para garantir que nenhum tripulante esteja contaminado em Novembro.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *