A programação da temporada 2020/2021 já está disponível no site do Concais, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Santos. Com início em 15 de novembro, a agenda de escalas inclui apenas três navios, todos da MSC Crociere. 

Em meio a pandemia de COVID-19, o número é mais de quatro vezes menor que o da estação anterior, quando o terminal santista recebeu 14 navios. Sem escalas em trânsito e com o cancelamento da maior parte dos navios da temporada regular, Santos receberá apenas o MSC Seaview, o MSC Preziosa e o MSC Musica.  

Com os três navios da companhia italiana, o Concais pretende receber 46 escalas, em 44 dias de operação. Em dois deles, haverá escala dupla – em 28 de novembro, visitam o terminal o MSC Seaview e o MSC Preziosa, já em 21 de março, é a vez do MSC Musica e do MSC Preziosa se encontrarem. 

Incerteza, cancelamentos e falta de confirmação

Em meio a incertezas, Costa optou por cancelar temporada em setembro

Enquanto a operação da Costa, Pullmantur e Azamara na América do Sul para a temporada foi totalmente cancelada, outras companhias ainda carecem de confirmação de planos. 

É o caso de boa parte dos cruzeiros em trânsito que tinham escalas agendadas para a estação. A Celebrity Cruises, a Oceania Cruises, a Regent Seven Seas, por exemplo, não cancelaram oficialmente os itinerários que visitariam o Porto de Santos. 

Com a pandemia ainda avançando em boa parte do mundo, no entanto, o cenário aponta que as viagens não devem ocorrer. A própria ausência na programação do Concais para 2020/2021 também revela este desfecho. 

A MSC, por outro lado, confirmou seguidas vezes que pretende realizar seus itinerários locais. A real realização das viagens, entretanto, ainda depende de autorização das autoridades federais e locais.

Até esta segunda-feira (2/11), a permissão segue pendente, enquanto o MSC Preziosa – que deveria abrir a estação no próximo dia 15 – segue nas Bahamas. 

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *