MSC reafirma intenção de operar temporada 2020/2021 no Brasil

0
MSC Seaview já está no Brasil e começa a navegar em 28 de novembro

Uma das primeiras companhias de grande porte a retomar operações no pós-pandemia, a MSC Crociere reafirmou sua intenção de realizar a temporada 2020/2021 no Brasil. A empresa italiana pretende operar três navios na costa brasileira a partir de novembro, com uma quarta embarcação partindo da Argentina rumo ao país. 

Nesta terça-feira (8/9), a MSC afirmou que está comprometida com as autoridades de saúde do Brasil, Argentina e Uruguai, assim como os portos e outras autoridades responsáveis, a fim de garantir o retorno de suas operações nestes países.

De acordo com a companhia, a volta deve ser gradual e segura, assim como o bem-sucedido reinício no Mediterrâneo. Em meados de agosto, a MSC relançou cruzeiros naquela região, com base em seu novo protocolo de saúde e segurança.

Já em seu quarto cruzeiro consecutivo, o MSC Grandiosa tem realizado cruzeiros de sete noites entre a Itália e Malta, com cinco escalas. No final de setembro, a MSC também pretende reativar o MSC Magnifica, com cruzeiros pela Itália e Grécia. 

Princípios do novo protocolo são fundamentais em retomada

A retomada seguiu a aprovação das autoridades nacionais e locais da Itália, Grécia e Malta. Os governantes autorizaram a volta das operações com base no novo protocolo, que inclui, entre outras coisas: 

  • Testagem para COVID-19 de todos os hóspedes antes do embarque, além de outras medidas de mitigação de risco a bordo; 
  • Testagem para COVID-19 de todos os membros da tripulação, antes de eles assumirem o serviço a bordo, além de outras medidas de mitigação de risco em curso a bordo;
  • Realização apenas de excursões protegidas em terra, para garantir que todas as medidas de prevenção e mitigação a bordo se estendam aos hóspedes, também enquanto visitam os destinos;
  • Ventilação a bordo que emprega as melhores estratégias de gerenciamento de ar e tecnologias relacionadas;
  • Plano de contingência e resposta rápida, tanto a bordo quanto em terra, para casos suspeitos;
  • Navios operando com capacidade reduzida, em 70%;
  • Uso obrigatório de máscaras para hóspedes e tripulantes, sempre que o distanciamento social adequado não puder ser garantido;
  • Medidas de distanciamento social em toda a experiência do hóspede, desde o check-in no terminal, nas áreas do navio e em atividades com capacidade reduzida;
  • Sistema de gestão de risco que monitora a origem dos hóspedes, com estratégias adicionais de triagem e teste para quem vier de regiões definidas como de alto risco. 

Os princípios foram elaborados por força-tarefa multifuncional de especialistas internos nas áreas Médica, de Saúde Pública e Saneamento, Serviços de Hotelaria, Ar-condicionado e mais. Os profissionais trabalharam em parceria com a Aspen Medical, que auxiliou no desenvolvimento dos procedimentos operacionais.

Além disso, foi criado o Grupo Blue Ribbon, um painel de especialistas qualificados e internacionalmente respeitados para informar e revisar as iniciativas sugeridas.

Feedback e América do Sul

MSC Musica

No comunicado, a MSC ainda afirmou que o feedback dos milhares de hóspedes que já navegaram no MSC Grandiosa após a retomada foi extremamente positivo. De acordo com a companhia, muitos sentiram que os cruzeiros estão entre as mais seguras opções de férias disponíveis.

Outros, enquanto isso, elogiaram a disposição da MSC em ir além das diretrizes estabelecidas por autoridades nacionais e regionais. Além disso, indicaram que, em suas opiniões, nenhum outro nicho do turismo foi tão longe com seus respectivos protocolos para a proteção de hóspedes e funcionários.

“São com estas premissas que a MSC Cruzeiros também busca trabalhar e progredir em suas discussões com as autoridades brasileiras, argentinas e uruguaias para a aprovação de seu novo protocolo global de saúde e segurança que está sendo implementado com sucesso no Mediterrâneo”, afirmou também o comunicado. 

Assim, a MSC realizar a temporada 2020/2021 na região como previsto. O primeiro cruzeiro da estação está agendado para 15 de novembro, com o MSC Preziosa. No dia 28 de novembro, o MSC Seaview passa a navegar, enquanto o MSC Musica oferece seu primeiro cruzeiro em 13 de dezembro. Já no dia 20, o MSC Sinfonia faz o primeiro embarque em Buenos Aires.  

Para ver mais detalhes sobre a temporada, clique aqui

“No Brasil e em toda a América do Sul, a indústria de cruzeiros representa um importante contribuinte para a economia dos destinos visitados por seus navios, além de toda a indústria do turismo”, disse a companhia, ressaltando que a retomada das operações tem também potencial para recuperar a economia do setor de turismo. 

Na temporada 2019/2020, a MSC operou cinco navios na América do Sul, entre os meses de novembro e março. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de MSC) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui