O Le Lyrial visitou Santos nesta sexta-feira (3/11). Em escala marcada por forte tempestade que causou estragos na cidade, o navio da Ponant seguiu viagem por volta das 18h, com cerca de uma hora de atraso.
Procedente de Dakar, no Senegal, o Le Lyrial encerrou um cruzeiro de expedição no porto paulista. Cerca de 100 hóspedes estrangeiros desembarcaram em Santos, seguindo posteriormente para aeroportos em São Paulo.
Sem embarcar novo grupo de passageiros, o navio de expedição partiu para Montevideo, no Uruguai, apenas com seus aproximadamente 140 tripulantes a bordo.
Nas imagens, é visto passando pela Ponta da Praia após melhora das condições meteorológicas, por volta das 18h30.
Cruzeiro de 20 noites partiu do Senegal
Operando viagens de alto padrão para destinos remotos ao redor do globo, o Le Lyrial veio a Santos durante uma viagem de 20 noites que partiu de Dakar, no Senegal.
Atravessando o Atlântico, o itinerário incluiu paradas em destinos incomuns no Atlântico Sul, incluindo o arquipélago de Ascensão e a Ilha de St. Helena.
Antes de encerrar o itinerário em Santos, o navio da Ponant também passou por outros dois destinos no Brasil: Rio de Janeiro e Paraty.
Durante a temporada 2023/2024, o Le Lyrial realiza cruzeiros de expedição para a Antártica e outros destinos na região. Partindo de Ushuaia, na Argentina, o navio visita a Península Antártica, Geórgia do Sul, as Ilhas Sandwich do Sul e mais.
Reencontro após 13 anos
A escala do navio também marcou o retorno da Ponant ao Porto de Santos após uma ausência de quase uma década e meia.
A última parada da companhia de luxo francesa na cidade havia ocorrido em novembro de 2010, com o Le Boreal. O navio – que é gêmeo do Le Lyrial – também passou pelo Concais em viagem posicional rumo à Antártica.
Projetados para cruzeiros de expedição, os gêmeos tem capacidade para cerca de 240 passageiros e contam com características exclusivas como cascos resistentes a gelo, além de uma frota de caiaques e barcos auxiliares que permitem aos hóspedes desembarcar mesmo em destinos que não contam com píer.
Construído na Itália, o Le Lyrial entrou em operação em 2015 e é o último de uma série de quatro navios que se iniciou com o Le Boreal.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella