A Autoridade Portuária do Porto de Santos (APS) realiza, nesta sexta-feira (14/6), uma audiência pública pra discutir a mudança de seu terminal de cruzeiros.
A reunião foi convocada pela própria autoridade portuária e pela Concais S/A, empresa que atualmente administra o receptivo de cruzeiros no porto.
O objetivo é tratar de uma potencial substituição da área no porto atualmente ocupada pela Concais, além de apresentar o projeto de um novo terminal.
Saindo da localização atual no Macuco, as novas instalações ficariam no espaço atualmente ocupado pela Ecoponto, no Valongo.
A audiência conta com participação de representantes da Prefeitura de Santos e da Concais, além do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, e o presidente da APS, Anderson Pomini.
“Enxergo um porto, daqui a 20 anos, com total integração entre cargas e passageiros, e também integrado com cidade”, disse Pomini, dizendo que mas últimas décadas a APS focou em cargas, deixando de lado a integração com o seu entorno.
O diretor disse que o momento, no entanto, é adequado e de “virada de página”, o que contribui com uma eventual mudança do terminal da Concais.
“Chegou o momento de termos uma infraestrutura adequada”, acrescentou Pomini, destacando que a região do Valongo tem total potencial para receber os navios de cruzeiro, enquanto a região atualmente ocupada por terminal tem vocação para operação de carga.
A audiência pode ser acompanhada ao vivo através do YouTube, neste link.
O Portal World Cruises faz a cobertura do evento e traz, em breve, mais detalhes do projeto do novo terminal.
Texto e Imagem (©) Copyright Daniel Capella