Previsão artística do MSC Seaside, um dos navios em construção para a companhia atualmente. |
Segundo a imprensa francesa e italiana, a MSC Crociere deve anunciar em breve a construção de novos navios no estaleiro STX de St. Nazaire, na França. A companhia italiana, que já tem em encomenda sete navios, com entregas previstas até 2020, poderia anunciar até quatro navios adicionais, com entregas até 2022.
A MSC Crociere deve anunciar nesta quarta-feira um acordo para a construção de mais navios no estaleiro francês STX France. É o que depende a imprensa italiana e francesa, em notícias publicadas desde o começo dessa semana.
MSC Meraviglia, anteriormente conhecido como MSC Vista. |
Segundo as publicações europeias, a companhia marcou uma conferência de imprensa em Paris para esta quarta-feira, onde deve anunciar as novas embarcações, que viriam do estaleiro que atualmente constrói a classe Meraviglia. Segundo algumas fontes, o presidente francês François Hollande poderia estar presente no evento.
Uma evolução da classe Fantasia, a classe Meraviglia inclui também os navios da classe Meraviglia Plus (ligeiramente maiores, mas de mesmo projeto), e tem até o momento quatro navios em encomenda. O primeiro, MSC Meraviglia, será entregue em março do próximo ano. Parte da imprensa acredita que os novos navios seriam também Meraviglias Plus, que se tornaria assim a maior da frota, com mais de 4 navios.
Outra parte dos veículos, no entanto, entende que a companhia tem o protótipo para uma classe totalmente nova, que seria ainda maior que a Meraviglia, que navios, de em média 175 mil toneladas de deslocamento, com capacidade para cerca de 4,700 passageiros em ocupação dupla (a ocupação total excede os 6,000 passageiros!).
Project Mille |
Além da classe Meraviglia, a MSC também tem em encomenda a classe Seaside, no estaleiro italiano Fincantieri. Projetados a partir de um protótipo do próprio estaleiro estatal italiano, o Project Mille, os navios são consideravelmente diferentes de toda a frota atual da companhia e ficarão prontos entre 2017 e 2021. O primeiro navio dessa classe, MSC Seaside, entra em operação no final do próximo ano, após ser batizado em Miami em dezembro.
Parceiro de longa data da MSC, o estaleiro STX France construiu todos os navios da frota atual da companhia. O mais recente é o MSC Preziosa, que foi entregue m 2013, após ser adquirido pela companhia italiana enquanto era construído para outro operador.
ATUALIZAÇÃO: A MSC anunciou na tarde deste dia 6 uma encomenda de novos navios no STX France. Para ler mais, clique aqui.
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright MSC e Fincantieri.