No último dia 6 chegou a Santos o veleiro da marinha brasileira Cisne Branco. Ele ficou aberto a visitação pública entre os dias 7 e 8, quando aproveitamos para conhecê-lo. Infelizmente só foi possível acessar a parte externa da embarcação, mesmo assim, a visita é bem interessante e agradável. No dia em que estivemos no navio, um grande grupo de pessoas também o visitava, muitos deles eram turistas de várias cidades do Brasil.
O Cisne Branco continua atracado no Cais da Marinha, entre os Armazéns 27 e 29, de onde partirá somente na segunda. Na noite de domingo, haverá a bordo um coquetel de recepção ao comandante da Marinha, o almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto, que estará em visita pela Baixada Santista. O navio havia estado em Santos pela última vez em 2009.
Informações sobre o Cisne Branco extraídas do site Navios Brasileiros:
O Navio Veleiro Cisne Branco – U 20, é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, em Amsterdam, Holanda, a um custo de aproximadamente US$ 15 milhões. Foi entregue em 4 de fevereiro de 2000.
Por ocasião da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, em Lisboa, Portugal, foi submetido à Mostra de Armamento e incorporado a Armada em 9 de março de 2000. O Cisne Branco tem um irmão que se chama “Stad Amsterdam”. O navio representa o Brasil em outros países, e em regatas internacionais, além de servir como navio-escola para treinamento de oficiais.
Ficha Técnica:
Deslocamento: 1.038 ton (carregado).
Dimensões: 76 m de comprimento, 10.6 m de boca e 4.80 m de calado.
Propulsão: Diesel e Vela; 1 motor diesel de 1.014 hp, acoplado a 1 eixo. Equipado com Bow-Thruster. Três mastros.
Área Vélica: 2.195 m2.
Energia Elétrica: 2 geradores diesel.
Velocidade: máxima de 10.7 nós, com o motor diesel e até 17.5 nós com as velas.
Tripulação: 41 homens, sendo 10 oficiais, mais 30 alunos.
Para ver mais fotos da nossa visita ao navio clique aqui.