Concais e Píer Mauá liberam escalas para temporada 2012/2013

2
Empress será o navio com mais escalas em Santos em 2012/2013.

Os sites dos terminais de cruzeiro Concais, em Santos, e do Píer Mauá, no Rio de Janeiro, já disponibilizam as escalas dos navios de cruzeiro para as temporadas 2012/2013. Curiosamente, ambos os portos terão um dia recorde de operações semelhante. Em 9 de Fevereiro, Santos receberá 8 navios, e no dia seguinte, será a vez da mesma quantidade de navios atracar no Rio de Janeiro. Os navios porém, não serão os mesmos nos dois portos, em Santos (Costa Favolosa, Costa Fascinosa, Costa Fortuna, MSC Fantasia, Grand Mistral, Splendour of the Seas e Sovereign) , a maioria realizará embarque de passageiros, enquanto no Rio (Maasdam, Grand Princess, Azamara Quest, Costa Favolosa, Costa Fascinosa, Costa Fortuna, Grand Holiday e Sovereign) muitos estarão somente com passageiros em trânsito.

AIDAcara abrirá a temporada em ambos os portos.

Santos, terá 104 dias de operação, com exatamente 200 escalas, realizadas por 20 navios diferentes. Os dias com um só navio no Terminal serão a maioria, 51, dias com dois navios vêm logo em seguida, serão 24 datas. Em 15 dias haverão três navios escalando o Concais simultaneamente, e 6 ocasiões diferentes verão o Concais com quatro e cinco embarcações. Além destes, haverão dois dias com mais navios, um com oito, 9 de Fevereiro, e um com sete, o dia 16 de Fevereiro, ainda que a CODESP tenha proibido a atracação simultânea de mais de seis navios de cruzeiro. O navio que fará mais escalas será o Empress, da Pullmantur, com 30, e haverá um número recorde de estreias: dez: MSC Magnifica, MSC Fantasia, Costa Favolosa, Costa Fascinosa, Prinsendam da Holland America, Marina e Reggata da Oceania Cruises,  l’Austral da Compagnie du Ponant, Crystal Serenity e Voyager da Voyages of Discovery.

Navios no Píer Mauá. 

No Rio, o número se dias em operação será semelhante, apesar de um pouco menos: 102. O número de escalas porém, será inferior ao de Santos, o Rio receberá navios em 166 oportunidades, ainda que realizadas por mais navios do que no porto paulista, segundo dados do Píer Mauá, 37 embarcações diferentes visitarão a capital carioca. Haverão 42 dias com um só navio no terminal, 37 com dois, e outros 17 com três. Quatro, cinco e seis navios escalarão a cidade simultaneamente em, respectivamente, 7, 1 e 2 dias, além do dia 10 de Fevereiro, que tará oito navios. O número de estreias será o mesmo que em Santos, dez: Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Maasdam, da Holland America, Marina e Regatta, l’Austral, Voyager, Azamara Quest, Arcadia da P&O, e Ocean Dream, que estréia com esse nome (antes tinha visitado a cidade como Costa Tropicale).

As escalas completas estão disponíveis nos sites dos terminais, ou podem ser baixadas nestes links: Santos, Rio de Janeiro. O primeiro navio a escalar, tanto Santos como o Rio será o AIDAcara, em 9 e 7 de Novembro, respectivamente. Já o responsável por encerrar as temporadas em ambos os portos, será o Splendour of the Seas, em 22 e 26 de Abril, também respectivamente.

Texto (©) Copyright Daniel Capella, com informações de Concais e Píer Mauá.
 Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Píer Mauá.
Compartilhar

2 Comentários

  1. Mais do que 6 navios é absurdo. Até acho que 5 já é um número muito alto para a infraestrutura atual. Agora, proibir, sem proibir, é meio ridículo. O negócio é anotar essas datas e não viajar nesses dias de jeito nenhum. Serão dias de aborrecimento garantido.

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui