O choque abriu um buraco, acima da linha d’água, de oito metros de comprimento no casco do navio. |
Enquanto manobrava para atracar em Marselha, França, hoje pela manhã, o Costa Pacifica, da classe Concordia, da Costa Crociere, fez contato com o cais, e acabou com parte de seu casco danificado. Ventos fortes são apontados como a causa do incidente, que acontece pouco tempo após o Napoleon Bonaparte, um cruise-ferry francês ter parcialmente afundado pelo mesmo motivo, também em Marselha.
No caso do Pacifica, porém, os danos, não foram significantes para a operacionalidade do navio, e a viagem que o navio efetua pelo Mediterrâneo sequer precisou ter seu roteiro alterado. Engenheiros de bordo já providenciaram placas de aço, para fechar o buraco. Mesmo com o impacto, ninguém ficou ferido.
Em 2010, em situação semelhante, o Costa Europa colidiu com o cais em Sharm-el-Sheik, no Mar Vermelho, e chegou a adernar parcialmente. Nessa ocasião, dois tripulantes do navio acabaram perdendo sua vida. Antes, em 2008, o agora inoperável Costa Concordia, também havia se chocado com o cais, desta vez na Itália, abrindo um buraco em sua proa devido ao vento. Esse incidente, assim como o do Pacifica, não teve vítimas.
Atracado em Marselha após o ocorrido. |
Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright Pazzoperilmare e Econostrum.info
Esse ano está dificil para os navios da Costa, hein!
E impreção o só acontece com a costa não leio nada da msc e Royal
Lógico que ocorrem com as outras operadoras também. Não se lembra de quando o Opera bateu no porto de Buenos Aires ou quando o Splendour adernou em um cruzeiro ao Prata? Ou até mesmo quando o Poesia encalhou no Caribe? Bom, esses são alguns dos exemplos que me recordo agora, mas esse tipo de incidente é muito mais comum do que se possa imaginar.
Impreção?????
Daniel recebi ontem dia 11, um comunicado do CEO da MSC, Pierfrancesco Vago, sobre o lançamento do MSC Preziosa e as novidades principalmente na parte aquática, e gostaria de ressaltar que ele confirmou que o Preziosa era o ultimo da classe Fantasia.
Minha observação é para confirmar meu comentário anterior, quando disseram que tinha um quinto navio da classe Fantasia e eu disse que seria praticamente impossível, pois pela logica terminaria em quatro.
Desculpe meu comentário fora do contexto da noticia.
Alo,
Não entendo porque eles não esperaram um pouco para atracar , já que o vento estava muito forte. Melhor atrasar do que estragar o navio.
O importante é que ninguém se feriu!!!