A temporada de cruzeiros nos rios da Amazônia recebeu no decorrer desta semana uma grande quantidade de navios. Cumprindo programações com escalas variadas, estiveram ou ainda estão singrando o Rio Amazonas os navios Marco Polo, da Cruise & Maritime Voyages, Boudicca, da Fred. Olsen Cruise Line, Adonia, da P&O Cruises, Quest for Adventure, da Saga Holidays, e AIDAvita, da AIDA Cruises; estes dois últimos escalaram em Belém, Pará respectivamente dias 21 e 23 de janeiro, tendo o Aida Vita pernoitado em tal cidade.
Em geral, os navios adentram o Amazonas via Macapá ou Belém, seguindo para o estreito de Breves até alcançar Santarém, cuja principal atração aos turistas é a localidade de Alter do Chão, com suas famosas praias. Depois seguem para Boca da Valéria com alguns deles escalando também Parintins ou Itacoatiara, todas às margens do Amazonas A escala final costuma ser a cidade de Manaus, de onde inicia-se o retorno, em geral com o mesmo roteiro.
Entretanto há muitas variações quanto a programação de escalas, com alguns passando direto até Manaus, sem efetuar nenhuma escala intermediária, outros começando suas escalas no meio do percurso, em Santarém. O caso mais interessante é o tradicional cruzeiro efetuado pelo Hanseatic em abril e que esta temporada também será feito pelo Seadream II em fevereiro quando graças ao seu pequeno calado, ambos seguem pelo amazonas e alcançam o Peru, tendo como ponto final a cidade de Iquitos. Na próxima sexta feira, dia 1º de fevereiro, será a vez de Belém receber o Maasdam, que aqui aportará pela primeira vez.
Imagens e Texto (©) Copyright Gilmar Nazaré Guedes Leal.
Sou guia de turismo aqui em Santarém, e somos provas desse vapor turístico aqui na Amazônia, temos 43 viagens de navios escalados para aportar aqui em Santarém durante esta temporada.
Aí Jackson, qual tipo de passeio ou pacote que o povo dos navios gosta mais? Aparece algum brasileiro ou são só estrangeiros?