MSC Preziosa, que será única novidade
da temporada. 

Após o anúncio da temporada 2013/2014 da Pullmantur, a próxima temporada brasileira de cruzeiros já está praticamente definida. Após vários anos de crescimento sem precedentes, a temporada de cruzeiros brasileiro sofrerá uma redução significativa no número de leitos, e consequentemente no número de passageiros transportados. Após a Royal Caribbean se adiantar e retirar um navio da costa brasileira ainda em 2012/2013, Costa, Ibero e Pullmantur seguiram o mesmo caminho, e terão oferta reduzida na região. A única armadora que manterá sua presença é a MSC, que será a única também a trazer um novo navio ao país. Outro ponto positivo será o lançamento da BCR – Brazilian Cruise Representative no mercado, com o fretamento de um navio.

MSC – Semelhante a 2012/2013, mas com novos navios

Após a esperada estréia do MSC Fantasia no Brasil, a MSC fará uma temporada evolucio- nária, substi- tuindo dois dos navios que vieram em 2012/2013, por outros dois de mesma capacidade, nos mesmos roteiros. Essa será a principal novidade, a frota; no Brasil, o MSC Preziosa, mais novo e maior navio da companhia substituirá o Fantasia nos roteiros com embarque em Santos rumo ao Nordeste, e na Argentina, o MSC Poesia, que virá pela primeira vez à América do Sul, passará a realizar os roteiros com embarque em Buenos Aires e destino ao Brasil.

Além destes dois, retornarão o MSC Magnifica, que novamente realizará a rota do Prata desde Santos, e o MSC Orchestra, que além de realizar os roteiros desde o Rio de Janeiro como na atual temporada, iniciará sua temporada em Santos, com mini-cruzeiros a partir do começo de Novembro. Com relação a roteiros, a principal novidade será a volta das escalas em Ilhéus nos roteiros ao Nordeste com embarque em Santos, que serão realizados pelo Preziosa. E a maior oferta de cruzeiros ao Prata desde Santos, já que o Magnifica, que chegará no final de Novembro, realizará exclusivamente este roteiro, semanalmente até o final de Março de 2014. Clique aqui para ver mais.


Costa – Redução abrupta, e flag-ship no Brasil

Após sua maior temporada da história, com quatro navios de grande porte e dois de seus mais novos navios na América do Sul, a Costa terá uma temporada bastante apagada, com uma substancial redução na oferta para o Brasil. A companhia havia planejado trazer para 2013/2014 oferta semelhante, com a entrada do Costa Pacifica nos roteiros do Serena (embarque em Buenos Aires), que substituiria o Fortuna nos roteiros com múltiplos portos de embarque (Santos, Rio, Buenos Aires e Montevideo). Entretanto, após uma mudança de diretoria e de prioridades, a companhia italiana passou a focar no mercado europeu. Dessa forma, anunciou, com certo atraso, em Novembro, que irá ter somente o Favolosa e o Fascinosa na América do Sul.

Pela primeira vez em muitos anos, a companhia mudou completamente seus roteiros, dedicando um navio ao Brasil, o Fascinosa, e outro à Argentina, o Favolosa. As viagens com partida de Santos do Fascinosa não escalarão o Rio de Janeiro, como costume e terão destino ao Prata e ao Sudeste. Os passageiros que embarcam na capital do Rio, terão somente opções ao Prata, com o Favolosa, que terá como principal porto de embarque a cidade argentina de Buenos Aires. Os dois navios são os maiores e mais novos da companhia, sendo que o Fascinosa é o porta-estandarte da empresa, seu flag-ship. Para ver mais detalhes, clique aqui.

Royal Caribbean – Clássico Splendour para manter um pequeno mercado na região

Primeira a anunciar sua temporada ainda em Outubro, a Royal Caribbean terá uma temporada pratica- mente igual a 2012/2013; terá o Splendour no Brasil de Dezembro ao final de Abril, com embarques em Santos para o Prata. Apesar de um dos menores navios da Royal, o Splendour é um dos mais festejados de todos os tempos no Brasil, sendo o primeiro de grande porte a vir ao país, ainda em 2000, quando realizou sua primeira temporada na região.

Devido as alterações em vários roteiros ao redor do mundo, esperava-se que a companhia pudesse trazer mais um navio ao país, ao menos igualando a oferta de anos anteriores com dois navios da classe Vision. Como demonstrado depois em entrevistas, porém, a Royal hoje trata o Brasil com uma estratégia diferente: quer atrair os passageiros brasileiros para seus navios no exterior, abrindo mão do aumento da oferta no Brasil, já que a operação na região é problemática e pouco lucrativa, segundo seus executivos. Assim, para não abandonar completamente a região, e ter uma amostra de seus serviços e navios para o mercado, a empresa mantém o Splendour com embarques em Santos. Para ver mais, clique aqui.

Ibero – Aposta no mercado europeu de inverno, e um só navio no Brasil

A Ibero Cruceros seguiu a linha de raciocínio de sua empresa-mãe, a Costa Crociere, e abriu mão de ter três navios na América do Sul para poder apostar no mercado europeu de inverno. Assim, somente o Grand Mistral e o Grand Celebration realizarão a temporada, com embarques no Brasil e Argentina, respectivamente. O Grand Holiday seguirá no Mediterrâneo, realizando embarques em Barcelona, para cruzeiros mais longos, de 7 a 11 noites.

O único navio a realizar embarques no Brasil será o Grand Mistral, que ainda assim, não terá seus cruzeiros exclusivamente destinados ao mercado brasileiro. Em uma manobra inteligente, mas de certa forma prejudicial ao mercado brasileiro, o Mistral realizará os roteiros de embarque múltiplo, que a Costa não oferecerá mais. Haverá embarque em Santos, Rio de Janeiro, Itajaí, Montevideo e Buenos Aires, em roteiros de 8 e 9 noites. Já o Grand Celebration estará mais uma vez baseado em Buenos Aires, realizando cruzeiros ao Brasil; nestes roteiros não estão previstos embarques no Rio de Janeiro. A Ibero (e a Costa) decidiram extinguir essa prática na última temporada (dedicar navios a um certo mercado e permitir embarques em outro), as mudanças drásticas (e a diminuição da oferta no Brasil) que a empresa vêm passando, porém, poderão fazer com que estes voltem a existir. Clique aqui para ver mais.

Pullmantur – Mudança de planos e foco nos mercados hispânicos

Em Outubro de 2012, a Pullmantur havia anunciado que teria novamente no Brasil o Horizon, somando-se a sua frota de três navios na América do Sul. A mudança seria possível porque sua frota voltaria a crescer, com a entrada em serviço do Monarch, sendo assim possível oferecer roteiros no Caribe e ter quatro navios na América do Sul. Todavia, o futuro é um livro aberto, e os planos mudaram. Causando prejuízo financeiro para sua matriz Royal Caribbean, e pressionada para voltar a ter lucro, a empresa resolveu transferir o Zenith para sua filial Croisières de France, o que trouxe consequências à sua operação sul-americana. Com dois navios na frota da CDF, foi decidido que era hora de oferecer cruzeiros no Caribe ao mercado francês, e o Horizon, que se somaria aos navios no Brasil, acabou dedicado a essa operação.

Nestas condições, a companhia espanhola não teve opção, e precisou seguir com somente três navios na América do Sul: Empress, Sovereign e Zenith. O outro navio da frota, o recém transferido Monarch, estará baseado anualmente no sul do Caribe, mercado que a Pullmantur espera dominar, como parte de seu novo plano de focar em outros mercados hispânicos, além do espanhol propriamente dito. Dentro desta estratégia, outra mudança significativa para o mercado brasileiro: a empresa acabou por dedicar o Zenith ao mercado argentino, para diversificar seus portos de embarque. Como anunciado em Março, o navio que virá ao Brasil com as cores da CDF, mas operando para a Pullmantur, realizará embarques em Buenos Aires, com destino ao Brasil. Será possível embarcar no Rio nesses roteiros. Além do Zenith, o Empress realizará cruzeiros ao Prata, mas com embarque em Santos, e o Sovereign será destinado ao Nordeste, com embarques em Santos e Rio de Janeiro. Clique aqui para ver mais detalhes.

BCR – Pela primeira vez em anos com um navio, mas já com muita experiência

Após vários anos nos bastidores, nessa temporada, a BCR voltará a atuar direta- mente no mercado de cruzeiros, fretando um navio para sua própria operação. A empresa de Milton Sanches tem muita tradição; foi fundada em 1992, e desde então, trabalhou com empresas como a Premier Cruises, CVC, Pullmantur, Ibero Cruceros e Arcalia (Classic International Cruises), inclusive fretando navios em outras oportunidades. Para a temporada 2013/2014, firmou uma parceria com a Louis Cruises, e trará o Louis Aura, ex-Orient Queen, para os cruzeiros no Nordeste.

Nas últimas temporadas, a BCR era parceira da Pullmantur nos roteiros com escala em Fernando de Noronha, porém, diante da falta de navios da companhia para realizar tais roteiros, e da falta de interesse desta em fretar um para não abandoná-los, a BCR resolveu atuar por conta própria. A idéia era ter tido um navio na região já em 2012/2013, mas as condições do mercado na época não permitiram tal operação. Para a temporada seguinte, o fretamento está confirmado; o Louis Aura chegará ao Brasil em 28 de Novembro de 2013. Até o final de Março do ano seguinte o navio que tem capacidade para 700 passageiros, transportará de 14,000 a 16,000 passageiros, em roteiros que passarão por Recife (porto-base), Natal, Fernando de Noronha, Fortaleza e João Pessoa (Porto de Cabedelo). Para mais informações sobre a temporada 2013/2014 da BCR no Nordeste, clique aqui.

Texto (©) Copyright Daniel Capella.
Imagens (©) Copyright MSC, Daniel Capella e Bart de Boer.

16 Comentários

    1. Eu ia perguntar a mesma coisa, rs.. Ps: tem saída esses cruzeiros ? alguém sabe se vendem bem? Você terá ou tem fotos do navio Daniel?

    2. Eu quero ver se consigo ao menos visitar o Orient Queen para tirar umas fotos, mas como envolve uma viagem muito longa para mim, eu não sei muito bem ainda se vai ser possível.

      Esse site é da BCR, mas realmente não carrega quase nunca, e não tem as viagens atuais, está desatualizado, só tem cruzeiro lá de 2003, 2004. Talvez eles atualizem ou mesmo lancem um site novo. A informação é que a CVC vai vender e eles também, através das agências.

  1. No Brasil, só vejo lucro para a MSC e BCR. Talvez os Argentinos salvem a Costa, O Splendour
    tem um público cativo e o desastre mesmo será a
    Ibero.

  2. vcs conseguem comprar cruzeiros pela internet diretamente como faziamos antes pela americanas viagens? tem algum site confiavel ou somente por fone?

    obrigada navegantes!!

    1. Por isso mesmo já comprei meu pacote ontem. comprei no Msc Preziosa pelo desconto que recebi visto ser compra antecipada e tb por ser sócio Msc Club já comprei no Yacht Club. Pior que já estou ansioso, haha..

    2. Você comprou ontem e já está ansioso, imagine eu que comprei em 1 de dezembro de 2012 para o Preziosa no Yacht Club YC3 em janeiro de 2014. Mesmo tendo viajado depois que comprei o Preziosa no Fantasia e no Magnifica.

      H.

  3. Daniel vc sabe me respnder entao o que resta de opçao de embarque no rio de janeiro??
    pq no site da agatux o favolosa, nao vai fazer embarque aqui no carnaval, é isso mesmo, esta confirmado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas