Cargos que tem contato direto com os passageiros são os mais dedicados pelas companhias aos tripulantes brasileiros, por isso, maior parte desses trabalha principalmente nos restaurantes, bares, lojas, recepções e no setor de housekeeping.
Na temporada 2013/2014 de Cruzeiros Marítimos, com início previsto para o próximo mês de novembro, 2.641 tripulantes brasileiros deverão ser contratados nos 13 navios que estarão em nossa costa, segundo a CLIA Abremar Brasil – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos. “Se contarmos ainda os empregos gerados em escritórios, agências de viagem, receptivos e nas cidades onde os navios fazem escala, este número é quadruplicado”, explica Ricardo Amaral, presidente da Associação.
O setor de Cruzeiros obedece à legislação nacional de cabotagem, que exige que pelo menos 25% da tripulação de cada embarcação seja composta por brasileiros após um certo período de operação nos portos nacionais. Assim, navios em cruzeiros de longo curso não são afetados pela lei.
O trabalho a bordo é dirigido, em sua maioria, a jovens entre 18 e 35 anos com inglês fluente. Para ganhar um salário entre US$ 550 e US$ 1200 e conhecer diversos lugares, eles se candidatam a vagas nas áreas de restaurante, bar, limpeza, recreação e para vagas de fotógrafo, massagista, manicure, cabeleireiro e outros.