Em comunicado a seus clientes, a Portuscale Cruises informou o cancelamento de todos os cruzeiros para o navio Funchal previstos para a temporada 2015. Segundo a companhia, não foi possível reunir todas as condições necessárias para a operação do navio, que foi entregue em 1961, e está imobilizado em Lisboa desde o começo do ano.
Após anunciar que tinha tido lucro com a operação do Funchal em 2014, a Portuscale Cruises comunicou na última semana o cancelamento total da temporada do navio para 2015.
Em documento enviado para os passageiros que haviam adquirido viagens no navio na temporada 2015, a companhia informou que não será possível realizar as viagens previstas até o final do ano. Segundo o comunicado “a Pearl Cruises – Transportes Marítimos, Lda, proprietária do Paquete Funchal, não conseguiu reunir condições suficientes para a operação de cruzeiros em 2015”.
Operado pela Portuscale desde 2013, o Funchal foi construído para uma empresa de transporte portuguesa na década de 60, e hoje é propriedade da Pearl Cruises. Operando pela própria Portuscale, e fretado a outros operadores, o navio rendeu 8 milhões de euros em 2014, segundo uma comunicado divulgado pela própria no começo do ano (clique para ler mais).
Logo da Portuscale na chaminé do Funchal |
Para 2015, tinha previstas viagens no Norte da Europa, a partir de portos ingleses e do porto de Gotemburgo, na Suécia. Também realizaria várias viagens a partir dos portos portugueses de Lisboa, Leixões ou Portimão para o Atlântico, Mediterrâneo, Madeira e Canárias. Quem tinha feito reserva nessas viagens receberá de volta o montante já pago, segundo a companhia.
Repercutindo o cancelamento, o SHIPS & THE SEA – BLOGUE dos NAVIOS e do MAR, de Luis Miguel Correia, afirmou que a Portuscale irá procurar agora uma empresa interessada em fretar o Funchal em um contrato de longo termo. Segundo o blog, Rui Alegre, que é mentor da Portuscale e proprietário do navio, afirmou que o navio será colocado em “lay up”, ou seja, permanecerá atracado em Lisboa por tempo indeterminado, recebendo manutenção adequada, e com uma tripulação básica para manter o navio em funcionamento.
Além do Funchal, a Portuscale administra o Lisboa, ex-Princess Danae, que deve em breve deixar Lisboa com destino à sucata, o Azores, ex-Athena, fretado para o operador inglês Cruise & Maritime Voyages, e o Porto, ex-Arion, também imobilizado em Lisboa enquanto espera por um fretador.