Relembrando nove navios em Santos!

0

Dias desses, alguns breves comentários em uma rede social me fizeram lembrar de um sábado de fevereiro do já longínquo ano 2008 em que nove navios de cruzeiro deixaram o porto de Santos, para seus respectivos destinos, desfilando pela amurada da ponta da praia naquela tarde perfeita e ensolarada.

Quando eu digo “me fizeram lembrar” é uma mera força de expressão pois na verdade aquele dia jamais saiu de minha mente. Confesso que foi a primeira vez que tive um contato mais próximo com os navios de cruzeiro, junto a multidão que se aglomerava no deck do pescador em Santos, bem como, ao longo de toda a amurada e também pela praia.

Um espetáculo único e para mim inesquecível. Uma festa com direito a rojões e a presença do barco do corpo de bombeiros, lançando água para saudar os navios enquanto as pessoas se preparavam para acenar para os transatlânticos com os lenços, distribuídos na ocasião, estampados com o bondinho, um dos símbolos da cidade.

E assim, um por vez eles foram surgindo, apitando forte e  desfilando pelo estuário para deleite da multidão. Me recordo que o primeiro transatlântico que vi passar foi o  navio Mistral (atual Costa Riviera) todo imponente. Foi de arrepiar.

Aos poucos foram passando outros navios e a cada passagem a multidão vibrava em um espetáculo carregado de beleza e emoção tanto para aqueles que assistiam em terra como para os passageiros dos transatlânticos que também acenavam alegremente. Em volta, outras embarcações menores também participavam da festa. As fotos falam por si só.

Um dia que ficará na memória daqueles que, como eu, tiveram a oportunidade de participar deste evento que marcou um verdadeiro recorde para o porto e para a cidade de Santos.

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui