Sem dúvida umas das noites mais glamourosas e aguardadas em um cruzeiro marítimo é a chamada “noite do “Comandante”. É a noite em que a maior parte dos hóspedes se veste com um figurino mais refinado, caprichando mais no visual. Assim, nesta noite, é muito comum encontrarmos mulheres com seus vestidos longos e homens vestidos de terno caminhando pelos corredores. No horário marcado, chega-se a formar uma gigantesca fila para se tirar a famosa foto ao lado do Comandante do navio. Posteriormente, a foto poderá ser adquirida pelo passageiro a fim de guarda-la como uma especial recordação. Eu me recordo que em uma ocasião, o Comandante quebrou o “protocolo” e de forma surpreendente veio até mim permitindo-se fotografar ao meu lado de maneira informal e descontraída. Desta forma, nem precisei “enfrentar” a fila para a foto com o Comandante.
Também faz parte desta noite glamourosa a apresentação do Comandante acompanhado de seus oficiais no teatro do navio. Esta ocasião é geralmente acompanhada de um breve discurso. Muitas vezes, na noite do comandante é servido, aos passageiros, um coquetel composto geralmente por espumante e suco de frutas. Passageiros fieis da companhia também podem ser convidados para um coquetel especial com o comandante e sua equipe em um dos salões do navio. Pode-se dizer que se trata de um evento mais privativo. Também já tive a honra de participar de um destes coquetéis, inesquecível!
E é claro que as festas e espetáculos continuam noite a dentro a bordo do navio. Um fato a lamentar é que em determinadas companhias, nos dias de hoje, em mini cruzeiros de até três noites, a “Noite do Comandante” não costuma mais ser realizada. No máximo acontece uma apresentação muito breve no teatro do navio. Uma pena.
De qualquer forma trata-se de um evento imperdível para todos aqueles que fazem questão do “clima de glamour” dos cruzeiros marítimos.