Algumas dicas para viagens de cruzeiro!

1
 

Estamos nos aproximando de mais uma temporada de cruzeiros marítimos no Brasil e América do Sul e sempre é tempo de dar algumas dicas para os cruzeiristas que  vão viajar neste verão, ou mesmo futuramente, especialmente aqueles que estarão embarcando pela primeira vez. Esse pode parecer um assunto bastante explorado, inclusive em redes sociais e sites especializados  mas acho sempre importante procurar orientar e auxiliar os turistas, afinal, esse é um tema que interessa diretamente aos viajantes.

O cruzeiro marítimo, sempre requer informação e planejamento por isso costumo dizer que a viagem começa muito antes da data do embarque.  Este tipo de assunto é detalhado, envolvendo vários tópicos e deverá ser um artigo um pouco longo. Este tipo de assunto é detalhado, envolvendo vários tópicos e deverá ser um artigo um pouco longo por isso vamos dividir esta matéria em várias partes. Vamos lá:

DICAS DE CRUZEIRO – PARTE 1

 

A) Aquisição do Cruzeiro:

Ao pensar em adquirir um cruzeiro, especialmente se for viajar pela primeira vez, é sempre importante pesquisar e se informar o máximo sobre o assunto. É preciso planejar a data da viagem de modo que todos os membros da família ou amigos possam embarcar na mesma data, se for o caso. É preciso pesquisar sobre os navios, companhias marítimas, roteiros disponíveis na data em questão, os tipos de cabine e é claro, os preços de cada pacote. Existem cruzeiros com duração de três, quatro, seis ou até nove noites, sem contar alguns outros maiores como as travessias transatlânticas por exemplo. Os cruzeiros menores de três e quatro noites são os chamados mini cruzeiros e são ideias para quem esta embarcando pela primeira vez pois servem para que a pessoa possa adquirir experiência e tirar suas conclusões para quem sabe fazer cruzeiros mais longos no futuro. Existem vários sites de turismo pelos quais é possível adquirir seu cruzeiro online mas é aconselhável sempre procurar uma agência de viagens de confiança onde o interessado poderá ter um contato maior com um profissional da área, pesquisar, fazer orçamentos detalhados, questionar e escolher a forma de pagamento. Desta forma, o cruzeirista poderá tirar todas as dúvidas. Assim, no ato da reserva o interessado poderá ainda escolher diretamente o tipo de cabine que melhor se encaixe no seu orçamento, bem como, o número e localização da mesma (falaremos melhor sobre isso em um tópico específico oportunamente).

No entanto, hoje em dia, algumas companhias trabalham com um sistema de vendas em que o cruzeirista escolhe o tipo de cabine que poderá ser interna, externa ou varanda  mas geralmente só ficará sabendo a localização da cabine adquirida no momento do “check in” já no porto. É a chamada “Cabine Garantida”. A vantagem deste sistema é que o valor do pacote costuma sair mais em conta para o passageiro mas fica a “surpresa no ar,” pois conforme mencionado, o viajante geralmente só ficará sabendo a localização da cabine adquirida já no porto quase no momento do embarque.  É importante frisar que na maioria das vezes, ao efetuar a reserva o hóspede poderá também escolher seu turno de jantar, ou seja, primeiro ou segundo turno. Da mesma forma, o passageiro poderá “personalizar” seu cruzeiro adquirindo pacotes de bebidas e excursões para realizar durante as paradas do navio, por exemplo

B) Documentação necessária:

Nos cruzeiros pela costa brasileira a documentação exigida no caso de cidadãos brasileiros maiores de 18 anos é o RG original com pelo menos cinco anos de emissão e em bom estado de conservação. Em certos casos pode-se aceitar outro documento com foto válido em todo território nacional, como por exemplo, documentos de registro profissional (OAB, CRM, CREA entre outros) mas na dúvida  é aconselhável optar pelo RG original em bom estado e com pelo menos cinco anos de emissão. É importante frisar sempre esse detalhe.

Já no caso de cruzeiros que abrangem países da Região do Prata como Argentina e Uruguai também é aceito o RG em bom estado e com pelo menos cinco anos de emissão. Nesses casos de cruzeiros para o Prata pode-se utilizar também o Passaporte válido, devendo-se observar ainda a necessidade de visto e carteira de vacinação dependendo da localidade a ser visitada. Obviamente o passaporte deve ser utilizado também em cruzeiros internacionais, assim como, em travessias transatlânticas. A necessidade de Passaporte também se aplica para roteiros que contornam a América do Sul, chegando até Valparaíso no Chile, por exemplo. É importante esclarecer que no caso de cruzeiros para o Prata e demais destinos internacionais não serão aceitos outros documentos que não sejam  o RG original ( no caso do Prata) e Passaporte Válido.

Brasileiros menores de 18 anos também devem fazer uso de RG original  em bom estado e com pelo menos cinco anos de emissão, tudo conforme já mencionado acima.

No caso de crianças também é exigida a apresentação de RG nas condições já citadas ou Certidão de Nascimento, acompanhado dos documentos dos pais a fim de comprovar a paternidade. No caso da criança viajar na companhia apenas de um dos pais ou outro responsável é essencial a apresentação do documento de identidade ou Passaporte daquele que estiver acompanhando a criança, bem como, autorização por escrito dos pais. Do mesmo modo, no caso da criança que for embarcar apenas na companhia de um dos genitores é necessária autorização por escrito daquele ( o pai ou a mãe) que estiver ausente, autorizando expressamente a viagem.

No caso de estrangeiros residentes no Brasil e em se tratando de cruzeiros nacionais é exigida a apresentação da Carteira de Identidade RNE válida ou passaporte também Válido. Da mesma forma em se tratando de cruzeiros para a Região do Prata devem ser apresentados a Identidade RNE ou Passaporte válidos.

C) Bagagem

É muito importante ressaltar que além da bagagem principal é essencial providenciar uma bagagem de mão para levar objetos pessoais e de valor como documentos, celulares, câmeras, medicamentos e até mesmo uma peça de vestuário para poder trocar de roupa após embarcar, uma vez, que as malas podem demorar um pouco para chegar na cabine.

Assim, enquanto a bagagem principal é despachada normalmente a bagagem de mão permanece em poder do cruzeirista contendo todos os objetos de valor. Essa é uma questão de segurança e comodidade pois elimina, em grande parte, os riscos de perda  de documentos e objetos valiosos. Além de ser muito útil para levar uma peça de roupa mais leve, uma roupa de banho ou mesmo um agasalho, dependendo das condições do tempo. Assim, o viajante poderá colocar uma roupa mais leve ou mesmo se agasalhar, se houve necessidade, enquanto as malas não chegam na cabine.

Para ler a segunda parte deste artigo sobre as dicas de viagem para cruzeiros marítimos, clique aqui!

Compartilhar

1 Comentário

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui