Com mais de 1,6 mil estrangeiros, entre passageiros e tripulantes, o Sirena e o Silver Whisper abriram a temporada de cruzeiros 2018/2019 em Manaus. Com chegadas no sábado e domingo os navios foram os primeiros a atracas no Flutuante das Torres nessa estação. Outras 15 embarcações ainda virão à capital amazonense até abril de 2019.
Vindo de Miami, o Sirena foi o primeiro navio da temporada a atracar no porto de Manaus, no sábado, 17. O navio da Oceania Cruises trouxe 1.040 visitantes, entre passageiros e tripulantes. O navio realizou pernoite na cidade e seguiu viagem apenas no domingo.
Já na manhã do domingo, 18, às foi a vez do Silver Whisper retornar a Manaus em mais uma temporada. O navio de luxo da Silversea tinha cerca de 600 estrangeiros a bordo e realizava cruzeiro com partida de Barbados. Após a escala – que acaba apenas na terça-feira – segue para Parintins, no interior do Amazonas.
Recepção bilíngue
A recepção aos turistas é feita pela Prefeitura de Manaus, por meio de agentes da fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Também participa a Empresa Estadual de Turismo, a Amazonastur. No momento do desembarque, as equipes entregam aos visitantes brindes de artesanato local e guias bilíngues.
“Teremos 15 navios chegando até ano que vem, com cerca de 18 mil visitantes que estarão por aqui movimentando a economia, emprego e renda. Nós preparamos nosso Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Mercado Adolpho Lisboa, que acolhe todos os turistas. Aqui fazemos nosso receptivo, entregando a eles colares de boas-vindas e o nosso mapa, que foi considerado um dos melhores da temporada passada”, destacou o diretor de Turismo da Manauscult, João Araújo.
A próxima escala da temporada está marcada para esta quarta-feira (21), com a chegada do Crystal Symphony. O navio da Crystal Cruises visitará Manaus pela primeira vez. Já na quinta, é a vez do Prinsendam voltar à cidade, com chegada prevista para as 10h. Vendido por sua operadora, a Holland America Line, o navio fará sua última escala com este nome.
Texto (©) Copyright Manauscult (adaptado) / Imagens (©) Copyright David Batista/Manauscult