O Costa Venezia, primeiro navio da Costa Crociere projetado especialmente para o mercado chinês, entrou oficialmente na frota. A embarcação foi batizada em cerimônia realizada na última sexta-feira, 1º de março, em Trieste, na Itália. O evento contou com o apoio do município italiano, capital da região Friuli Venezia Giulia; e também da Eastern Adriatic, autoridade portuária local.

As celebrações começaram com um show de acrobacia da força aérea italiana Pattuglia Acrobatica Nazionale – “Frecce Tricolori” . As aeronaves sobrevoaram o porto de Trieste, e o Costa Venezia ali atracado, colorindo o céu com as cores branca, vermelha e verde da bandeira italiana. O espetáculo pôde ser visto do porto, da Piazza Unità d’Italia, principal praça do município, e do centro de Trieste.  

A cerimônia de batismo foi realizada no teatro do navio e foi exibida simultaneamente em uma tela gigante instalada na Piazza Unità d’Italia. O evento seguiu a tradição marítima, com a execução do hino nacional italiano, e a entrega do sino ao comandante Giulio Valestra para a instalação na ponte de comando do Costa Venezia. Em seguida, o navio foi abençoado por Gianpaolo Crepaldi, bispo de Trieste.

Diversas autoridades prestigiaram a cerimônia, entre eles, Gian Marco Centinaio, ministro da Agricultura, Alimentação, Florestas e Políticas de Turismo da Itália; Roberto Dipiazza, prefeito de Trieste; Massimiliano Fedriga, presidente da Região Autônoma de Friuli Venezia Giulia; Michael Thamm, CEO do Grupo Costa e Carnival Asia; Giuseppe Bono, CEO do estaleiro Fincantieri; Mario Zanetti, presidente do Grupo Costa Asia, além de autoridades do porto de Trieste.

Madrinha viaja com a Costa desde 2011

Cerimônia contou com família da Ásia

O auge da cerimônia foi a quebra da garrafa no casco do navio, induzida pela madrinha Gran Beiye e sua família, admiradores da Costa desde 2011, quando fizeram a primeira viagem a bordo de um navio da Costa. A família foi escolhida para representar o público alvo do Costa Venezia

As comemorações continuaram a bordo. Cerca de 2000 hóspedes do Costa Venezia provenientes da China, Coreia do Sul, Japão e de alguns países da Europa participaram de um jantar de gala exclusivo com um menu inspirado na cozinha do chefe italiano Umberto Bombana, detentor de três estrelas Michelin. Depois, assistiram ao show “Venezia Innamorata”, inspirado nos contos do renomado escritor italiano Giacomo Casanova. Um espetáculo com 3.000 fogos de artifícios e música encerrou oficialmente a cerimônia de batismo.

Navio irá ampliar presença da companhia na Ásia

Segundo Michael Thamm, CEO do Grupo Costa e Carnival Asia, o Costa Venezia contribuirá para a companhia desenvolver ainda mais o mercado de cruzeiros marítimos na China. Por ano, 2,5 milhões de chineses optam por fazer um cruzeiro durante as férias, o que representa menos de 2% do total de chineses que viajam ao exterior.

“Além disso, o Costa Venezia fortalece o vínculo da Costa com a Itália: é um navio construído na Itália, com a bandeira italiana e que fará com que os hóspedes chineses tenham experiências italianas inesquecíveis”, disse Thamm.

Arnold Donald, presidente e CEO da Carnival Corporation (que controla a Costa),  complementou: “A entrega do Costa Venezia é mais um passo para o crescimento de uma indústria de cruzeiros forte e sustentável na China”.

Para Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri – estaleiro que construiu o navio – o Costa Venezia é símbolo da capacidade do estaleiro. “É um exemplo do que somos capazes de fazer e onde pretendemos chegar. Também é resultado da parceria histórica com a Carnival Corporation e a Costa Crociere”, disse ele. O estaleiro italiano entregará 143 navios de cruzeiro nos próximos anos.

Projeto Social com Banco Alimentare

A cerimônia de batismo do Costa Venezia também foi uma oportunidade para Trieste ser protagonista no programa da Costa Crociere com a Fundação Banco Alimentare. O projeto visa a utilização de alimentos excedentes produzidos a bordo dos navios da Costa em benefício social.

A comida preparada e não servida nos restaurantes durante as celebrações de batismo do novo navio foram destinadas a duas associações locais de pessoas carentes: Casa La Madre e Casa il Teresiano.

O programa da Costa com a Fundação Banco Alimentare foi lançado em julho de 2017. Desde então, já destinou 100 mil porções de alimentos prontos para consumo, com alto valor nutricional, para projetos sociais.

Maior navio da frota

Lounge La Gondola, com realidade virtual

Inaugurado, o Costa Venezia assume momentaneamente o posto do Costa Diadema como maior navio da frota. Com 135.500 toneladas, 323 metros de comprimento e capacidade para mais de 5.200 hóspedes, o navio será superado pelo Costa Smeralda, de cerca de 180,000 toneladas, em novembro.

O Venezia é também o maior navio Costa a operar no mercado chinês. A bordo, reúne uma série de atrações inéditas, voltadas a conectar os hóspedes ao estilo de vida e à excelência da cultura italiana. A bordo, os passageiros chineses irão experimentar a singularidade da cultura veneziana e italiana.

O teatro do navio é inspirado no veneziano “La Fenice”; e o átrio principal, na Praça de São Marcos. Duas gôndolas reais, feitas por artesãos de Veneza, são os grandes destaques decorativos a bordo.

Restaurantes italianos e asiáticos

O restaurante Hot Pot serve especialidades asiáticas com método interativo

Os dois restaurantes principais Marco Polo e Canal Grande lembram a arquitetura tradicional das vielas e das praças veneziana. O restaurante Casanova, por sua vez, oferece um menu especial criado pelo chef italiano Umberto Bombana, cujo restaurante em terra possui três estrelas Michelin.

Há ainda a Napoli Pizza; a gelateria Dolce Vita; os espaços La Fiorentina e o Lanai BBQ, que servem uma seleção de carnes; o Frutti di Mare, especializado em frutos do mar e pratos orientais; o Yan Teppanyaki, focado na gastronomia japonesa, e o Lu Hot Pot, ambiente interativo que permite ao hóspede cozinhar sua própria refeição asiática a partir de um método milenar.

No quesito entretenimento, os hóspedes do Costa Venezia podem participar do baile de máscaras inspirado no Famoso Carnaval de Veneza, e da Festa Dourada, ao estilo chinês. O teatro Rosso oferecerá shows todas as noites com espetáculos musicais, tenores, malabaristas, mágicos, comediantes e acrobatas.

No Gondola Lounge, os hóspedes podem ter a experiência em uma gôndola veneziana real, com óculos de realidade virtual.

O Costa Venezia conta ainda com uma área de mini golfe, um spa com vista para o mar, um parque aquático com três tobogãs e os espaços Squok Club e Teen Club para crianças e adolescentes com jogos interativos, karaokê, festas temáticas e aulas de dança.

Cruzeiros inaugurais na Europa

Navio parte para a Ásia neste sábado em cruzeiro de mais de 50 noites

No domingo, 3 de março, o Costa Venezia partiu de Trieste para o seu cruzeiro vernissage pela Grécia e Croácia. Já no dia 8 de março, o navio embarca hóspedes para seu roteiro inaugural de 53 dias.

A viagem promete seguir os passos do desbravador italiano Marco Polo. O Venezia irá atravessar o Mediterrâneo, o Oriente Médio, e o sudeste e leste da Ásia até alcançar Tóquio. A partir de 18 de maio, o navio será exclusivamente dedicado aos chineses, oferecendo cruzeiros com embarque em Shanghai.

Texto (©) Copyright Costa (adaptado) / Imagens (©) Copyright divulgação Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *