O Costa Smeralda, novo flagship da Costa Crociere, terá uma atração inédita: o museu Costa Design Collection (CoDe). A partir de outubro, quando o navio entra em operação, o hóspede terá a oportunidade de admirar o design italiano nas áreas da moda, transporte e cinema.

De acordo com a Costa, os itens contam a história de excelência dos produtos de origem italiana, que representam o conceito “Italy´s finest”.

Com curadoria do arquiteto e designer milanês Matteo Vercelloni, o museu ocupa 400 m² da área central do Costa Smeralda. As peças em exposição foram escolhidas para retratar a criatividade e a influência global dos italianos ao longo das últimas décadas. Entre os itens, móveis clássicos e objetos que datam de 1930 até a atualidade. De acordo com a Costa, o CoDe é um autorretrato da sociedade italiana. 

“O Costa Smeralda é uma homenagem à Itália e aos atributos que tornam nosso país apreciado no mundo todo. O design é definitivamente um deles. Estamos orgulhosos em ter um verdadeiro museu de design italiano a bordo”, ressalta Neil Palomba, presidente da Costa.

A cultura e o estilo italianos também estão representados nas áreas internas e nas cabines do Costa Smeralda. Os interiores foram criados sob a coordenação de quatro escritórios de arquitetura internacionais: Jeffrey Beers International, Partner Ship Design, Rockwell Group e Dordoni Architetti. A ideia da companhia, é refletir neles a história e da tradição da marca Costa.

Os decks e as áreas públicas da embarcação são identificados com nomes de conhecidos destinos italianos. Enquanto o deck 4 recebe o nome Palermo; o deck 17, o mais alto, é o Bellagio. Há ainda os decks Capri, Roma e Veneza, bem como Florença e Milão.

Cabines e nova categoria 

Ainda de acordo com a Costa, as cabines do Smeralda combinam o que sofisticação e beleza, sob a luz da cultura italiana. Painéis fotográficos captam o espírito de cidades da velha bota, harmonizando-as com cores, texturas e padrões gráficos. Os banheiros, por sua vez, ganharam um revestimento similar ao mármore. Pela primeira vez, contam com janelas que garantem a entrada de luz. 

O Costa Smeralda ainda terá uma nova categoria de cabines, com varandas diferenciadas. Neste tipo de quarto, haverá um anexo externo, que complementa a varanda tradicional.

Como parte da iniciativa de criar a experiência de design “Made in Italy”, a Costa providenciou móveis, iluminação, tecidos e acessórios junto aos principais fabricantes do país. São, ao todo, 2.612 cabines, sendo 28 suítes, 106 cabines com terraço, 1.522 cabines com varanda, 168 cabines externas e 788 cabines internas. 

Cruzeiros no Mediterrâneo

Navio será inaugurado em Savona, iniciando, posteriormente, programação pelo Mediterrâneo

O Costa Smeralda é o primeiro navio na frota da Costa impulsionado por Gás Natural Liquefeito (GNL), combustível mais limpo que o diesel. O navio entra em operação no dia 20 de outubro deste ano, em Hamburgo, na Alemanha.

Lá, embarca em cruzeiro vernissage com destino a Savona, na costa italiana. A viagem terá 14 noites de duração e roteiro que escala Rotterdam, Lisboa, Barcelona e Marselha. Em cada um dos portos, o navio realiza pernoite, permanecendo atracado por dois dias.

Ao chegar em Savona, no dia 3 de novembro de 2019, o flagship terá sua festa de batismo e inauguração. Em seguida, no dia 4, inicia sua atividade no Mediterrâneo, com um mini-cruzeiro de 5 noites para Barcelona, Marselha e Civitavecchia. O embarque e o desembarque acontecem em Savona. 

Posteriormente, o Costa Smeralda inicia a operação regular de cruzeiros semanais pelo Mare Nostrum. O navio fica na região até, pelo menos, 2021. Até abril de 2020, o itinerário inclui em Savona, Marselha, Barcelona e Palma de Maiorca, bem como Civitavecchia e La Spezia. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Costa) / Imagens (©) Copyright Costa e Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *