Após fundear em Fortaleza, Zuiderdam parte para Salvador

0
Zuiderdam
Zuiderdam foi inaugurado em 2002 e tem capacidade para até 2,250 passageiros

Neste domingo (10/5), o Zuiderdam se tornou o quarto navio de cruzeiro a passar por Fortaleza desde a parada mundial do setor por conta do novo coronavírus. Procedente de Fort Lauderdale, nos EUA, o navio é operado pela Holland America Line (HAL). 

A escala não programada durou pouco mais de 24 horas e não teve sua razão revelada pela companhia norte-americana. Assim como o restante da frota, o Zuiderdam está sem operar comercialmente. No dia 18 de março, o navio encerrou um cruzeiro rumo ao Caribe e Canal do Panamá, no próprio porto de Fort Lauderdale, saindo de serviço em seguida. 

Sem passageiros a bordo, o Zuiderdam não chegou a atracar no Porto de Fortaleza. Em vez disso, ficou fundeado em frente ao porto cearense entre a manhã deste domingo e o começo da tarde desta segunda (11/5). 

Agora, navega rumo a Salvador, onde deve chegar na manhã do próximo dia 14. 

As paradas no Nordeste do Brasil podem ter relação com um plano de repatriação de tripulantes publicado pela Holland America Line há algumas semanas. Em 18 de abril, o grupo Holland America, da qual a companhia faz parte, anunciou que iria usar oito navios para levar tripulantes sul-americanos, africanos, europeus e asiáticos para suas casas. 

O Zuiderdam, no entanto, não estava entre os navios que seriam utilizados para a operação originalmente. 

Navios da Princess estiveram no Nordeste na semana passada

Crown Princess fundeou na Baía de Todos os Santos no dia 6

Na última semana, outros dois navios do grupo Holland America também passaram pelo Nordeste em suas jornadas rumo ao continente africano. Também informando Fortaleza como destino, o Island Princess chegou a entrar em águas nacionais, mas passou ao largo do porto e seguiu viagem rumo a Cape Town, na África do Sul. 

Já o Crown Princess, de fato, visitou um porto brasileiro. Procedente das Bahamas, o navio da Princess Cruises informou, a princípio, que visitaria Fortaleza. Quando se aproximou da cidade, no entanto, mudou seu destino para Salvador, onde fundeou na manhã do último dia 6. 

Após realizar abastecimento durante todo o dia, seguiu também para Cape Town, na África do Sul. Curiosamente, outros navios do grupo Holland America seguiram diretamente dos EUA para a África sem fazer escalas intermediárias para abastecimento, como o Volendam, o Rotterdam e o Nieuw Amsterdam. 

Koningsdam visitou Fortaleza em abril 

Junto a seu gêmeo Nieuw Statendam, o Koningsdam é o maior navio da frota da HAL

No dia 2 de abril, outro navio da Holland America Line esteve em Fortaleza. Um dos maiores da frota, o Koningsdam veio ao Brasil após ter sua operação suspensa em 15 de março. 

Em viagem entre a Flórida e a Califórnia, o navio passou pela ilha caribenha de Barbados no dia 22 daquele mesmo mês. 

Depois, em vez de seguir diretamente para o Panamá, onde posteriormente atravessou o canal rumo ao Pacífico, o Koningsdam desviou sua rota e veio a Fortaleza, chegando a atracar, após alguns dias fundeado . Durante a escala, o navio embarcou cerca de 50 toneladas de mantimentos. A operação foi considerada humanitária pelas autoridades locais, que não permitiram desembarque de tripulantes. 

Atualmente, o Koningsdam navega entre Los Angeles, nos EUA, e Puerto Vallarta, no México. O navio deve voltar a operar apenas em 7 de outubro, com uma viagem de sete noites entre San Diego, na Califórnia, e a Riviera Mexicana. 

Já o Zuiderdam retorna ainda mais tarde, com todos os seus cruzeiros cancelados até 17 de outubro. No dia seguinte, a embarcação parte de Fort Lauderdale em cruzeiro de 10 noites rumo ao Caribe e Canal do Panamá. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Holland America e Princess Cruises

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui