Ao menos dois dos três navios da frota atual da Pullmantur Cruceros correm risco iminente de deixar de existir. Com interiores parcialmente desmontados, Monarch e Sovereign navegam sem destino no Sul do Mediterrâneo neste momento, e podem, em breve, acabar em um sucateiro asiático. 

O Horizon, terceira unidade da frota, também pode ser desmontado, mas, neste momento, viaja com destino à Grécia e, a princípio, não passou por nenhum desmonte a bordo. No Oriente Médio desde março, o navio foi recentemente utilizado para repatriar tripulantes indianos.

Em recuperação judicial desde junho, a Pullmantur anunciou o cancelamento de todos os seus cruzeiros até novembro. A companhia ainda tem viagens planejadas para depois deste período, mas, se realmente vier a operá-las, não deverá fazê-lo com seus navios atuais. 

De acordo com fontes ouvidas pela Cruise Industry News, existe chance real de Sovereign, Monarch e Horizon seguirem em breve para Aliaga, na Turquia. A praia conta com diversas empresas de reciclagem de embarcações de médio porte. Nos últimos anos, foi o destino final de navios como os antigos Sky Wonder, o Pacific e Perla. 

Pullmantur devolveu navios para a Royal Caribbean

Oficialmente, no entanto, a Pullmantur havia informado tripulantes que seus navios voltariam a ser administrados pela Royal Caribbean Cruises. A empresa, que é acionista da própria Pullmantur e controla companhias como a Celebrity e a Royal Caribbean International, cedia as embarcações para a companhia espanhola em contrato de lease

Na ocasião, a Royal Caribbean informou à Cruise Industry News que iria desarmar os navios, colocando-os em cold lay-up. Na navegação, o termo refere-se à navios que estão fora de serviço e aguardam seu futuro imobilizados, com tripulação e manutenção reduzidas. 

Entregue em 1988, o Sovereign é um dos mais antigos navios do grupo Royal Caribbean no momento. Após 20 anos operando pela Royal Caribbean International, foi transferido para a Pullmantur em 2008

Um de seus dois gêmeos, o Monarch foi entregue alguns anos depois, em 1991. A Royal Caribbean International transferiu-o para a Pullmantur em 2013

Cada navio tem capacidade para cerca de 2,700 passageiros, além de pouco mais de 70,000 toneladas. A classe ainda conta com o Majesty of the Seas, que foi entregue em 1992. O navio chegou a ter uma transferência para a Pullmantur anunciada para 2016, mas segue operando pela Royal Caribbean International até hoje

De pequeno porte, o Horizon foi construído para a Celebrity Cruises em 1990. Transferido para a Pullmantur como Pacific Dream em 2008, ganhou o nome atual 2010. Com capacidade para pouco mais de 1,800 passageiros em ocupação máxima, também navegou pela Island Cruises e pela Croisières de France.

Apesar de seguir operando-o normalmente até março, a Pullmantur já havia demonstrado intenção de vender o navio anteriormente

Parada em Malta

ATUALIZAÇÃO (10/7): Apesar de diversos sites e fontes terem cravado que Monarch e Sovereign estavam já condenados à demolição e seguiam diretamente para Aliaga após a saída de Nápoles no final do mês passado, os navios seguem no Mediterrâneo.

Depois de alguns dias navegando em velocidade reduzida e sem destino definido ao sul da Sicilia, tanto Monarch quanto Sovereign pararam em Malta. O primeiro está atracado no Porto de Marsaxlokk, enquanto o segundo encontra-se fundeado próximo à Valletta. 

As paradas não significam, naturalmente, que os navios estão salvos de uma eventual venda para sucateiros. Reforçam, no entanto, que o momento do mercado de cruzeiros não tem precedente e as próprias companhias seguem estudando alternativas para seus futuros diante de um cenário que continua mudando diariamente. 

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *