Enquanto aguarda a autorização final para reiniciar suas operações, a Costa Crociere anunciou hoje suas novas regras de saúde e segurança, batizadas de “Protocolo de Segurança Costa”. De acordo com a companhia, as ações foram projetadas especificamente para garantir a melhor experiência de férias, com a máxima segurança.
O novo regramento foi desenvolvido pela companhia italiana em colaboração com um grupo de cientistas independentes. Especializados em Saúde Pública e coordenados pela V.I.H.T.A.L.I., braço da Universidade Católica de Roma, os pesquisadores garantiram a realização de intervenções de saúde baseadas em evidências.
Entre os fundamentos do novo protocolo estão várias medidas e procedimentos adequados e atualizados com diretrizes globais e europeias. Parte da iniciativa é dedicada à aplicação da RINA’s Biosafety Trust Certification, primeira certificação que visa prevenir a propagação de infecções em locais públicos e proporcionar maior segurança à saúde.
Confira os novos procedimentos informados pela Costa em comunicado:
Protocolos e medidas para tripulação
A Costa está implementando ações para pré-selecionar cada membro da tripulação em seu país de origem, com dois testes diferentes de swab para avaliação de casos suspeitos de COVID-19. Ao chegar na Itália, os tripulantes são testados pela terceira vez. Após respeitarem um período de 14 dias em quarentena, são autorizados a embarcar. Nos navios, a tripulação terá acesso a equipamentos de proteção necessários para realizar seu trabalho com os mais altos padrões de saúde. Além disso, receberão treinamentos específicos sobre os protocolos e práticas de segurança e passarão por triagens diárias, antes e depois do turno de trabalho. Testes swab voltarão a ser aplicados mensalmente.
Serviços online
Será possível contar com soluções digitais aprimoradas, como check-in online e autocertificação. Os procedimentos podem ser feitos de casa, antes do embarque. Os passageiros também contarão com a possibilidade de reservar serviços utilizando o aplicativo MyCosta.
Monitoramento contínuo de saúde
Durante o embarque e desembarque e cada acesso ou saída do navio nos portos do itinerário todos os hóspedes terão que passar por um scanner térmico para medir a temperatura corporal. Além disso, dispositivos eletrônicos de autoatendimento estarão disponíveis a bordo para uso a qualquer momento.
Medidas de distanciamento social
O distanciamento social será respeitado com a capacidade de ocupação reduzida nos navios, e com áreas de usos comuns redesenhadas para evitar aglomerações.
Higienização, Limpeza e Máscaras
Todos os navios da frota estão equipados com novos filtros de ventilação, que garantem alta eficiência de filtragem de ar fresco do lado de fora, minimizando a recirculação do ar interno. Os navios também vão utilizar tecnologias de higienização e produtos de limpeza desinfetantes antivirais com maior frequência.
Desinfetantes para mãos estarão disponíveis em todas as áreas do navio, e também nos terminais. Em excursões e passeios, os ônibus serão higienizados após cada uso, e o distanciamento social será garantido por capacidade reduzida. O uso de máscara será obrigatório em todos os ambientes internos do navio.
Alimentação e Entretenimento
A oferta de entretenimento foi modificada para permitir mais atrações durante o dia, em grupos com menos pessoas. Quanto ao serviço de Alimentos & Bebidas, estará disponível apenas o serviço de mesa, tanto para refeições quanto para bebidas, que serão servidas exclusivamente pela equipe do restaurante.
Serviço Médico
Todos os navios da frota continuarão equipados com um centro médico, composto por médicos e profissionais da saúde qualificados e experientes, disponíveis 24 horas por dia. Os navios serão equipados com testes PCR e dispositivos de diagnóstico autorizados pela União Européia para avaliação imediata de casos suspeitos de COVID-19. Contarão também com equipes médicas treinadas para combater a disseminação do vírus.
Em conjunto com autoridades responsáveis, foram desenvolvidos procedimentos para facilitar atendimento médico, desembarque e retorno seguro para casa o mais rápido possível, caso algum paciente seja diagnosticado com COVID-19 a bordo. Serviços médicos relacionados a sintomas de gripe ou dificuldades respiratórias serão gratuitos para todos os hóspedes.
Texto (©) Copyright Costa (adaptado) / Imagem (©) Copyright Daniel Capella