Nesta quarta-feira, representantes dos Ministérios da Saúde, do Turismo e da Infraestrutura se reúnem por videoconferência para discutir a retomada dos cruzeiros no Brasil. Iniciativa da deputada federal Rosana Valle, a reunião também conta com a presença de representantes das companhias de cruzeiro que atuam no país.
De acordo com nota enviada ao Portal pela equipe da parlamentar, a conferência tem como objetivo propiciar “a interação dos principais interlocutores do segmento com os órgãos governamentais, com destaque para os da Saúde e Turismo, para que as respectivas gestões, ações, procedimentos e novos protocolos transcorram em absoluta consonância”.
Outro passo fundamental para garantir a retomada é resgatar a confiança de passageiros, tripulações, empresários, trabalhadores e demais categorias profissionais envolvidas, diz a nota.
“Para tanto, é necessário que Governo e setores envolvidos aprovem, estabeleçam, divulguem e sigam os procedimentos sanitárias, a exemplo do que vem ocorrendo com a temporada europeia”, completa o texto, citando o Mediterrâneo. A região conta com dois navios em operação, incluindo o Costa Deliziosa, que zarpou pela primeira vez na semana passada.
A nota ainda destaca a importância, não só do setor de cruzeiros, mas do turismo como um todo, além da posição de Rosana Valle. “A parlamentar é defensora da retomada não apenas da temporada dos cruzeiros marítimos, bem como do restabelecimento gradual, como vem sendo feito, da cadeia logística que envolve o setor turístico, tais como hotelaria, receptivos, agências de viagens, gastronomia, eventos culturais, esportivos e infraestrutura geral correlata”, diz.
Outras iniciativas para a retomada do setor
Na última semana, outras duas entidades divulgaram seus esforços para garantir a retomada dos cruzeiros no Brasil. O Concais, terminal de cruzeiros de Santos, afirmou estar pronto para receber os passageiros seguindo as novas regras de saúde e segurança em vigor.
Concais diz estar pronto para receber passageiros dos cruzeiros em Santos
Enquanto isso, a CLIA Brasil – que reúne companhias de cruzeiro, agências de viagem especializadas e outros players do setor – lembrou a importância da operação dos cruzeiros para a economia e disse estar trabalhando para garantir a realização das temporadas 2020/2021 e 2021/2022.
A associação também afirmou que novos protocolos para os cruzeiros já foram submetidos para avaliação das autoridades responsáveis. Veja mais:
Protocolos para cruzeiros no Brasil estão sob análise de autoridades, diz CLIA