
O litoral brasileiro vem recebendo um número elevado de navios de cruzeiro nas últimas semanas. No dia 7 de março, um total de 17 navios de cruzeiro navegavam por águas nacionais simultaneamente
Além das embarcações da temporada de cabotagem, que vem navegando pelo país desde o final de 2024, o Brasil também tem recebido navios de longo-curso.
Com passageiros em trânsito, estas embarcações fazem cruzeiros internacionais, que começam e/ou terminam em outros países, e são voltados à públicos internacionais.
Boa parte dos navios que visitam o país durante este tipo de operação operam em nichos de alto padrão, incluindo diversas embarcações de luxo e premium.
Navios de Norte a Sul

Dados do sistema de AIS apontavam que 17 navios de cruzeiro navegavam por diferentes regiões do país nesta sexta-feira (7/3).
Dois navios de alto padrão, o Viking Sea e o Seven Seas Navigator, estavam na região Norte, navegando pelo Amazonas. Operados, respectivamente, pela Viking e pela Regent Seven Seas, as embarcações realizam cruzeiros de longo-curso.
Já no Nordeste, o Portal World Cruises identificou outros quatro navios em cruzeiros internacionais: o Vasco da Gama, o Mitsui Ocean Fuji, o Silver Ray e o Azamara Journey.

Em cruzeiro de volta ao mundo, o primeiro é operado pela Nicko Cruises e vem realizando escalas em diversos destinos no país desde meados de fevereiro.
O destaque fica por conta do Silver Ray, navio de alto luxo da Silversea inaugurado em junho de 2024. Em sua primeira passagem pelo litoral brasileiro, a embarcação movida a GNL passa por diversos portos de escala nacionais, incluindo Balneário Camboriú, Rio de Janeiro e Salvador.
Antes operado pela Seabourn, o Mitsui Ocean Fuji também estreia em águas brasileiras. Vendido para a japonesa MOL em 2024, o navio de luxo realiza sua primeira viagem internacional desde estrear para a nova operadora.
Presença regular nas temporadas brasileiras, o Azamara Journey segue neste momento para Recife e atua no segmento premium do mercado.

Outros dois navios, o MSC Orchestra e o MSC Grandiosa navegavam rumo ao Sudeste. Em temporada no Brasil, os navios da MSC Cruzeiros realizam cruzeiros partindo, respectivamente, de Rio de Janeiro e Santos.
Outros sete navios estavam no Sudeste nesta sexta-feira: o Crystal Serenity, o Villa Vie Odyssey, o MSC Armonia, o Costa Pacifica, o MSC Poesia, o Costa Favolosa e o MSC Splendida.
Enquanto os navios da Costa e MSC realizam cruzeiros de cabotagem no Brasil partindo de portos como Santos, Rio de Janeiro e Itajaí, os dois primeiros visitam o país em viagens de longo-curso.
Marcando o retorno da Crystal ao país após uma ausência de mais de cinco anos, o Serenity realiza cruzeiro de volta ao mundo que inclui paradas em destinos como Santos, Rio de Janeiro e Ilhabela.

Já o navio da Villa Vie conta com uma proposta única que permite aos seus passageiros viver a bordo. Em viagem de três anos e meio que também dará a volta ao mundo, o Odyssey conta com cerca de 250 residentes estrangeiros (além de seus sete gatos de estimação) a bordo.
Outros dois navios, o Costa Diadema e o Seven Seas Splendor navegavam na região Sul do país. Retornando a seu porto base em Santos, o navio da Costa realiza viagens regulares no litoral brasileiro, enquanto a embarcação da Regent Seven Seas realiza cruzeiro de longo-curso.
Em sua segunda passagem pelo país nesta temporada, o Splendor é considerado um dos navios mais luxuosos do mundo e faz paradas em destinos como Ilha Grande, Cabo Frio, Maceió e Recife.
Para conferir a programação completa de escalas em diversos portos ao redor do Brasil, acesse nossa página dedicada a temporada nacional, disponível neste link.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e CruiseMapper