O litoral brasileiro vem recebendo um número elevado de navios de cruzeiro nas últimas semanas. No dia 7 de março, um total de 17 navios de cruzeiro navegavam por águas nacionais simultaneamente

Além das embarcações da temporada de cabotagem, que vem navegando pelo país desde o final de 2024, o Brasil também tem recebido navios de longo-curso.

Com passageiros em trânsito, estas embarcações fazem cruzeiros internacionais, que começam e/ou terminam em outros países, e são voltados à públicos internacionais.

Boa parte dos navios que visitam o país durante este tipo de operação operam em nichos de alto padrão, incluindo diversas embarcações de luxo e premium.

Navios de Norte a Sul

navios de cruzeiro no Brasil
Reprodução do CruiseMapper mostra 17 navios de cruzeiro no litoral brasileiro

Dados do sistema de AIS apontavam que 17 navios de cruzeiro navegavam por diferentes regiões do país nesta sexta-feira (7/3).

Dois navios de alto padrão, o Viking Sea e o Seven Seas Navigator, estavam na região Norte, navegando pelo Amazonas. Operados, respectivamente, pela Viking e pela Regent Seven Seas, as embarcações realizam cruzeiros de longo-curso.

Já no Nordeste, o Portal World Cruises identificou outros quatro navios em cruzeiros internacionais: o Vasco da Gama, o Mitsui Ocean Fuji, o Silver Ray e o Azamara Journey.

Vasco da Gama

Em cruzeiro de volta ao mundo, o primeiro é operado pela Nicko Cruises e vem realizando escalas em diversos destinos no país desde meados de fevereiro.

O destaque fica por conta do Silver Ray, navio de alto luxo da Silversea inaugurado em junho de 2024. Em sua primeira passagem pelo litoral brasileiro, a embarcação movida a GNL passa por diversos portos de escala nacionais, incluindo Balneário Camboriú, Rio de Janeiro e Salvador.

Antes operado pela Seabourn, o Mitsui Ocean Fuji também estreia em águas brasileiras. Vendido para a japonesa MOL em 2024, o navio de luxo realiza sua primeira viagem internacional desde estrear para a nova operadora.

Presença regular nas temporadas brasileiras, o Azamara Journey segue neste momento para Recife e atua no segmento premium do mercado.

MSC Orchestra
MSC Orchestra realiza cruzeiros partindo do Pier Mauá, no Rio de Janeiro 

Outros dois navios, o MSC Orchestra e o MSC Grandiosa navegavam rumo ao Sudeste. Em temporada no Brasil, os navios da MSC Cruzeiros realizam cruzeiros partindo, respectivamente, de Rio de Janeiro e Santos.

Outros sete navios estavam no Sudeste nesta sexta-feira: o Crystal Serenity, o Villa Vie Odyssey, o MSC Armonia, o Costa Pacifica, o MSC Poesia, o Costa Favolosa e o MSC Splendida.

Enquanto os navios da Costa e MSC realizam cruzeiros de cabotagem no Brasil partindo de portos como Santos, Rio de Janeiro e Itajaí, os dois primeiros visitam o país em viagens de longo-curso.

Marcando o retorno da Crystal ao país após uma ausência de mais de cinco anos, o Serenity realiza cruzeiro de volta ao mundo que inclui paradas em destinos como Santos, Rio de Janeiro e Ilhabela.

Ville Vie Odyssey Santos
Villa Vie Odyssey chegou ao Brasil no final de fevereiro e permanece no país por cerca de um mês

Já o navio da Villa Vie conta com uma proposta única que permite aos seus passageiros viver a bordo. Em viagem de três anos e meio que também dará a volta ao mundo, o Odyssey conta com cerca de 250 residentes estrangeiros (além de seus sete gatos de estimação) a bordo.

Outros dois navios, o Costa Diadema e o Seven Seas Splendor navegavam na região Sul do país. Retornando a seu porto base em Santos, o navio da Costa realiza viagens regulares no litoral brasileiro, enquanto a embarcação da Regent Seven Seas realiza cruzeiro de longo-curso.

Em sua segunda passagem pelo país nesta temporada, o Splendor é considerado um dos navios mais luxuosos do mundo e faz paradas em destinos como Ilha Grande, Cabo Frio, Maceió e Recife.

Para conferir a programação completa de escalas em diversos portos ao redor do Brasil, acesse nossa página dedicada a temporada nacional, disponível neste link.

Temporada Brasileira

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e CruiseMapper