No Porto de Santos, Concais espera receber primeiro navio em 5 de novembro

0
Navio atracado no terminal atual do Concais, no Armazém 25

ATUALIZAÇÃO: No último dia 2, o Governo Federal publicou portaria que autoriza a retomada dos cruzeiros no Brasil, confirmando, assim, os planos do Concais. Veja mais detalhes neste link

O Concais espera receber o primeiro navio de cruzeiro da temporada 2021/2022 no dia 5 de novembro. Operando o terminal de passageiros do Porto de Santos, a empresa enviou comunicado à imprensa recentemente, destacando sua posição favorável a retomada da operação dos cruzeiros no Brasil. 

“Com a retomada da temporada de cruzeiros marítimos ao redor do mundo – inclusive na América Latina -, passageiros, tripulantes, empresas transportadoras e vários outros que dependem do setor, aguardam esperançosos pelo anúncio da retomada da temporada 2021/2022 no Brasil”, diz a nota. 

Após a primeira escala, o Concais espera receber seis navios de cruzeiro regularmente até meados de abril. No total, são esperados 237 mil cruzeiristas para embarques em Santos. A efetiva operação das embarcações, no entanto, depende ainda da aprovação dos protocolos a serem seguidos pelas embarcações.

No comunicado à imprensa, a empresa lembrou que já havia se preparado para a pandemia em 2019, antes mesmo da obrigatoriedade dos protocolos sanitários. Na ocasião, já tinha adotado medidas como higienização, obrigatoriedade do uso de máscaras pelos funcionários e dispositivos de álcool gel por todo o terminal.

Além disso, o Concais ainda destacou dados do Governo Federal, que apontam que até o final deste ano, 160 milhões de brasileiros estejam vacinados. Em São Paulo, a previsão do Governo do Estado é de que toda a população esteja vacinada até outubro, diz o Concais.

Sueli Martinez, em foto de arquivo

“Estamos otimistas com a temporada de cruzeiros”, diz a Diretora de Operações do Concais, Sueli Martinez.

“Faremos todos os controles sanitários necessários, pois sabemos da importância do nosso setor para a retomada de empregos. Para se ter uma ideia, só no Porto de Santos, a temporada deve injetar mais de R$ 132 milhões para a economia de Santos e região”, acrescentou.

A diretora ainda destacou o controle historicamente existente a bordo das embarcações. “Diariamente, antes da atracação, o navio reporta para a Anvisa todos os passageiros que estiveram no ambulatório e por quais motivos, justamente para ter o controle de liberação do navio”, explica Sueli.

“Em outros eventos como Olimpíadas, Copa América e estruturas como aviões, resorts e hotéis, nunca houve controle de saúde com monitoramento das pessoas que retornam para suas casas. Isso passou a acontecer somente por conta da pandemia”, destaca.

Protocolos já estão em uso em outros países

Concais não recebe passageiros desde março de 2020, quando a temporada foi suspensa devido à pandemia de COVID-19

Ainda de acordo com o Concais, as companhias de cruzeiro já organizaram e implementaram uma série de procedimentos, de forma a voltar a realizar seus roteiros com total segurança.

Entre as medidas que estão sendo consideradas pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil), estão testes para detecção da COVID-19 antes do embarque e durante a viagem, a reserva de cabines para possíveis quarentenas, a distribuição de pulseiras que detectam aglomerações e um novo sistema de ventilação dentro dos navios.

A entidade também está considerando a possibilidade de limitar a ocupação dos cruzeiros para 70% da capacidade máxima.

Os terminais de cruzeiros, como o Concais, também adotaram os protocolos adicionados aos dos navios para os embarques e desembarques.

“Da mesma forma como todos os outros setores do turismo já retomaram as suas atividades, os cruzeiros marítimos deverão ser os próximos. Sempre prezamos pela segurança e saúde das pessoas que decidem viajar de navio. Nossa expectativa é de que esta temporada seja confirmada o quanto antes e que as pessoas possam curtir seu verão em alto mar”, finaliza Sueli. 

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Concais) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui