Informações atualizadas em 1 de Novembro de 2021
Com a temporada de cruzeiros 2021/2022 agora aprovada pelo Governo Federal, o Porto do Rio de Janeiro será ponto de partida para dois dos cinco navios que virão ao pais.
Ao limitar a operação dos cruzeiros a portos brasileiros, a portaria que aprovou a retomada inviabiliza a chegada de cruzeiros de longo curso – tradicionalmente os que mais visitam o Píer Mauá.
Assim, caso as regras se mantenham inalteradas até abril, os dois navios devem ser os únicos a visitar o Rio durante a estação.
Veja detalhes da operação das duas embarcações:
MSC Preziosa
Quinta temporada na América do Sul
Primeira escala: 4 de dezembro
Última escala: 8 de abril
Roteiros: Partindo do Rio de Janeiro entre dezembro e março, o MSC Preziosa oferece roteiros de duração variada, visitando o Sul, o Sudeste e o Nordeste. Entre os destinos que receberão o navio estão Ilhabela, Cabo Frio, Ilhéus, Salvador e Maceió
Companhia: MSC Crociere
Capacidade: 3.500 passageiros (em ocupação dupla)
Tonelagem: 140.000 toneladas brutas
Ano de Construção: 2013
Para ler mais sobre o navio, clique aqui.
Costa Fascinosa
Oitava temporada na América do Sul
Primeira escala: 13 de dezembro
Última escala: 14 de abril
Roteiros: Partindo do Rio de Janeiro entre dezembro e março, o Costa Fascinosa realiza cruzeiros com duração que varia entre 8 e 10 noites. Antes visitando a Argentina e o Uruguai, os roteiros do navio agora incluirão apenas escalas em destinos nacionais, incluindo Ilhabela, Ilha Grande, Santos e Búzios
Companhia: Costa Crociere
Capacidade: 3.012 passageiros (em ocupação dupla)
Tonelagem: 114.500 toneladas brutas
Ano de Construção: 2012
Para ler mais sobre o navio, clique aqui.
Travessias e navios em trânsito
Em caso de mudança nos parâmetros de operação em águas brasileiras, o Rio de Janeiro também poderá receber navios em trânsito.
Antes da pandemia, companhias como a Viking, a Celebrity, a Holland America, a Norwegian e a Oceania haviam agendado escalas para a cidade, durante cruzeiros internacionais.
Mantidas pelas companhias até o momento, as travessias Brasil – Europa também podem levar mais navios ao Rio. Se efetivamente realizadas, as viagens posicionais do MSC Seaside e do MSC Splendida incluem paradas no Pier Mauá.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella