Sem atrasos, Costa Toscana é entregue e entra oficialmente na frota da Costa

0
Costa Toscana deixando o estaleiro finlandês onde foi construído

A Costa Crociere recebeu seu mais novo navio no último dia 2. Movido a gás natural liquefeito (GNL), o Costa Toscana foi entregue pelo estaleiro Meyer, em Turku, na Finlândia.

Apesar de ter sido concluído sem atraso, o navio só deve entrar em operação em 5 de março, realizando cruzeiros pelo Mediterrâneo. Seu itinerário de sete noites inclui paradas na Itália, na França e na Espanha. 

Para a temporada 2022/2023, o Costa Toscana estreia na América do Sul, realizando cruzeiros a partir do Porto de Santos. O navio chegará ao país em dezembro de 2022 e fará cruzeiros de sete noites que também incluem embarque em Salvador, além de um roteiro especial de réveillon com 9 noites e das Travessias Itália-Brasil e Brasil-Itália.

Homenagem à região da Toscana

Considerado o novo flagship da frota Costa, o Toscana foi projetado como uma homenagem à região da Toscana.

Em seus interiores, conta projeto criativo de curadoria de Adam D. Tihany, consagrado arquiteto de hospitalidade. Segundo a Costa, os espaços foram “concebido para valorizar e trazer à vida, em um único local, o melhor desta maravilhosa região italiana, que dá nome ao navio, aos seus decks e às principais áreas de convivência”.

O mobiliário, a iluminação, os tecidos e os acessórios são todos fabricados na Italia e, de acordo com a companhia, foram desenhados especificamente para o Costa Toscana por 15 parceiros “altamente representativos da excelência italiana”.

Spa Solemio

Entre suas áreas públicas, o Toscana traz, entre outras atrações, o Spa Solemio, diversos bares temáticos, criados em colaboração com grandes marcas italianas e internacionais, além de  21 restaurantes e espaços dedicados à experiência gastronômica.

No total, a embarcação conta com mais de 2.600 cabines, projetadas para “refletir perfeitamente o estilo e o gosto italianos”.

Entre os destaques das acomodações, está a nova categoria “terraço sobre o mar”, que estreou com o gêmeo Costa Smeralda. As cabines deste tipo possuem anexo externo, além da varanda, onde, diz a Costa, os hóspedes podem “tomar o café da manhã, saborear um aperitivo ou, simplesmente, apreciar a vista”.

GNL e a preocupação com o meio ambiente

O Grupo Costa – que inclui as marcas Costa e AIDA – foi o primeiro no mundo a introduzir gás natural liquefeito em navios de cruzeiro. De acordo com a empresa, o combustível é a mais avançada tecnologia disponível no setor marítimo para redução de emissões de poluentes.

Seus navios movidos a GNL incluem o AIDAnova e o Costa Smeralda, que já estão em serviço. Além do Costa Toscana, a companhia também espera o AIDACosma, que entra em operação em 2022.

Executivos da Costa e do Meyer Turku realizam entrega do navio

Segundo a Costa, o GNL representa um salto na redução do impacto ambiental dos navios de cruzeiro, tanto no mar quanto durante as escalas nos portos.

“Seu uso permite a eliminação quase completa das emissões de óxido de enxofre e material particulado, ao mesmo tempo que reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogênio, que cai 85% e CO2, que diminui em até 20%”, disse a companhia em comunicado para a imprensa. 

“O Costa Toscana reforça o nosso compromisso com a inovação sustentável ao contribuir ainda mais com a redução dos impactos ambientais pela utilização do GNL, uma tecnologia da qual somos pioneiros. É uma inovação que faz parte de um caminho de transição ecológica em constante evolução. Na verdade, também estamos trabalhando para testar outras inovações, como células de combustível e baterias, com o objetivo de, eventualmente, ter o primeiro navio de cruzeiro com zero emissão”, disse Mario Zanetti, presidente da Costa Crociere.

“Ao mesmo tempo, graças às suas excelentes e inovadoras características e serviços, o Costa Toscana será capaz de atrair novos passageiros de cruzeiros, apoiando-nos na consolidação da nossa presença no Mediterrâneo e no nosso plano de reinício gradual”, completou.

O navio ainda traz outras inovações tecnológicas para reduzir ainda mais o impacto ambiental, incluindo usinas de dessalinização avançadas, coleta seletiva de 100% dos resíduos e mais.

Ficha Técnica

Entrega: 2 de dezembro de 2021
Estaleiro: Meyer Turku Oy (Finlândia)
Bandeira: italiana
Comprimento total (aprox.): 337 m
Tonelagem Bruta: 185.000
Total de cabines de passageiros: 2.663
Total de passageiros: 6.730
Total de tripulantes: 1.646

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Costa) / Imagens (©) Copyright Costa

Compartilhar

Deixe um comentário:

Por favor, escreva seu comentário!
Preencha seu nome aqui