No Amazonas, a temporada de cruzeiros 2021/2022 segue sob análise da Prefeitura de Manaus.
Por meio de sua Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a administração informou que a capital amazonense tinha previstas escalas de diversos navios em cruzeiros de longo curso, ou seja, viagens internacionais voltadas ao público estrangeiro.
De acordo com a diretora de turismo do órgão, Oreni Braga, Manaus não recebe os navios que realizam cruzeiros de cabotagem em águas nacionais, embora já tenha manifestado interesse em ser inserida nos roteiros.
O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, conta que em razão da terceira onda de COVID-19, a temporada de cruzeiros na cidade segue sob análise.
“Estamos agindo com toda a precaução e cuidado, conforme determinação do prefeito David Almeida. Nossa cidade está passando novamente por um momento delicado na área da saúde, por conta do aumento considerável de casos de Covid-19 e síndromes gripais”, explicou.
Em outubro, uma portaria interministerial autorizou a volta dos cruzeiros ao país, mas limitou, inicialmente os roteiros a águas brasileiras. Em seguida, em janeiro, a operação nos portos nacionais também foi suspensa pelas próprias companhias que operam no país.
“A temporada de navios internacionais não foi autorizada a começar, até que se resolva a questão do retorno ou cancelamento definitivo da temporada de navios cruzeiros no Brasil pelos órgãos governamentais”, lembrou Oliveira.
24 escalas, 30 mil passageiros estrangeiros e R$ 40 milhões
De acordo com a Prefeitura de Manaus, a cidade esperava receber 24 escalas durante a temporada 2021/2022. Juntas, as paradas deveriam ter levado mais de 30 mil passageiros e gerado impacto de R$ 40 milhões na economia local.
A pandemia, no entanto, prejudicou os planos. Inicialmente, reduziu-se para 11 a previsão de escalas e depois para seis.
Ainda de acordo com a administração municipal, o Silver Moon foi o último a cancelar uma escala em Manaus. A parada do navio da Silversea Cruises estava prevista para o dia 1/3.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Manauscult) / Imagens (©) Copyright Leonardo Leão/Manauscult