Após dois anos imobilizado na Grécia, o Horizon partiu em sua última viagem nessa semana.
Operado pela Pullmantur Cruceros até 2020, o navio estava ancorado na Baía de Elefsis – espécie de cemitério de navios grego – aguardando seu destino.
Agora, se dirige a Aliaga, estaleiro de desmanche turco, onde deve ser encalhado para desmantelamento nos próximos dias.
Durante a operação, terá seus materiais de construção, além de equipamentos, móveis e sistemas, removidos para reutilização ou reciclagem.
Trajetória
Construído em 1990 para a Celebrity Cruises, o navio também operou para a Island Cruises durante a sua carreira.
A partir de 2005, navegou como Island Star, sendo, inclusive, batizado no Porto de Santos antes de sua estreia mundial pela companhia.
Antes de ser transferido para a Pullmantur Cruceros em 2009, ainda realizou outras temporadas brasileiras junto a seu companheiro de frota Island Escape.
Sob a bandeira da companhia retornou ao Brasil na temporada 2010/2011, já como Horizon. Fretado à CVC, realizou cruzeiros semanais pelo Sul e Sudeste que incluíam embarques em Santos, Vitória, Rio de Janeiro e São Francisco do Sul.
O fim da Pullmantur
Com o desmanche do Horizon, toda a frota da Pullmantur deixa de existir. A exceção é o Zenith, que havia deixado a companhia pouco antes do começo da pandemia de COVID-19 e encontra-se, hoje, imobilizado no Oriente Médio.
O Sovereign e o Monarch – que também compunham a frota da companhia antes da pandemia – foram vendidos para sucateiros assim que a companhia entrou em recuperação judicial em julho de 2020.
Dois anos depois do pedido de reorganização, veja o que aconteceu com a Pullmantur e sua frota
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Pullmantur e Island Cruises