Vendido pela Pullmantur Cruceros em 2019, o Zenith volta a enfrentar incertezas em relação a seu futuro.
Adquirido pela Peace Boat, organização japonesa sem fins lucrativos que realiza viagens humanitários ao redor do mundo, o navio teve recentemente sua programação cancelada.
Essa é a terceira vez que a companhia muda seus planos para o navio. Inicialmente, o Zenith deveria passar a navegar pela Peace Boat em abril de 2020, realizando cruzeiros de volta ao mundo junto ao Ocean Dream.
A pandemia de COVID-19, no entanto, fez com que a ONG decidisse aposentar ambos os navios. Assim, ainda em 2020, os dois navios foram substituídos por uma única embarcação maior e mais moderna, o Pacific World.
Porém, sem de desfazer do navio, a Peace Boat voltou a planejar operá-lo em meados de 2021. Com nova programação, o Zenith devia navegar junto ao Pacific World, realizando também cruzeiros de voltas ao mundo a partir de agosto de 2022.
Em uma dessas viagens, inclusive, o navio tinha previsto retorno ao Brasil, com escalas em Santos e no Rio de Janeiro no começo de 2024.
Agora, a programação do navio voltou a ser cancelada, com os passageiros que haviam adquirido cabines sendo transferidos para o Pacific World.
Mudança de contrato
Em seu site, a Peace Boat diz que os cancelamentos ocorrem por conta de uma “mudança de contrato” com os proprietários do Zenith.
Ainda segundo a empresa, as partes tinham um acordo de fretamento.
A Peace Boat também informa que os cruzeiros entre 2022 e 2023 serão operados pelo Pacific World e que os passageiros afetados pelas mudanças estão sendo contatados por seus agentes de viagem.
Enquanto isso, o Zenith segue atracado na Grécia desde 2020. Construído em 1992, o navio tem 47 mil toneladas e capacidade para até 1.828 passageiros.
Entre 2007 e 2020, navegou para a Pullmantur, servindo o mercado espanhol e também o brasileiro, com diversas temporadas nacionais no período.
Antes, havia realizado cruzeiros premium para o mercado norte-americano, sob a bandeira de seu operador original, a Celebrity Cruises.
Atualização (20/8): Em junho, após ser renomeado TSM Singapore, o antigo Zenith partiu para a Ásia.
Apesar de seu sistema de AIS indicar o Vietnã como destino, o navio atracou no Porto de Duqm, em Omã. Desde então, segue atracado no local – que conta com uma doca seca e já serviu como última parada de embarcações que foram desmontadas na Índia.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella